A origem da palavra Blog é a junção do ambiente de WEB com a palavra LOG, que tem como significado um relatório de ocorrências organizadas por data, e o seu criador Jorn Barger em 1997 separou a palavra em seu site, de forma irônica, na forma de “We Blog”, gerando a palavra Blog.
O Blog foi criado com o conceito de se colocar textos, imagens, vídeos e links de forma organizada e por ordem cronológica. No inicio do seu aparecimento, o Blog era desenvolvido em linguagem HTML e atualizado de forma manual, necessitando de um especialista para criá-lo. Com o uso maciço da Internet e o surgimento de ferramentas on-line que disponibilizaram de forma simples e rápida a criação do Blog, a popularização cresceu de forma exponencial.
O Blog hoje é utilizado para diversas funcionalidades, desde site de reclamações, informações, noticias, e todo tipo de assunto que possa ser tratada e organizada por data de forma simples, interativa e o mais importante sem precisar conhecer profundamente nenhuma linguagem, a não ser digitar e manipular algumas imagens. Outra grande vantagem do Blog é permitir que o leitor interaja com o assunto tratado e através de configuração, esta interação possa ser permitida, negada ou até controlada a sua publicação.
Ao contrario do que muitas pessoas pensam o Blog não é obrigatoriamente aberto a todos, na sua criação pode ser determinado quem poderá alterar, visualizar ou participar através de cadastro de usuários permitidos.
Uma ferramenta on-line muito utilizada para a criação de blogs é o Blogger (Google), pois é facil, agil e com uma facilidade em se criar uma aparencia invejavel para qualquer programador de site. Vale a pena utiliza-lo, pois além de ser totalmente gratuito, é estável, confiável, eu recomendo e utilizo.
Acesse: http://www.blogger.com
Acesse: http://www.blogger.com
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email: spereira@gn2.com.br
email: spereira@gn2.com.br