sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Informática | Malware


Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Malware, Spam, Vírus, Phishing, ...
Como se prevenir destes incômodos?
Quando conectamos a Internet, colocamos um pen-drive, um CD ou DVD de origem desconhecida no computador, estamos sempre com alguma possibilidade de adquirir algum destes Malwares (Malicious+Softwares). A maneira eficiente de evitar com que isto aconteça está muito ligada ao comportamento do usuário juntamente com a utilização de softwares que possibilitem bloqueios eficientes aos malwares conhecidos. Nunca estaremos 100% seguros, mas se seguirmos algumas regras poderemos estar bem perto do nível de segurança desejado. Para que isto aconteça vamos citar algumas maneiras de se proteger:
Mantenham sempre o sistema operacional e os aplicativos do computador atualizados de acordo com o Fabricante do software, pois normalmente a atualização é feita para corrigir e inibir ataques de vulnerabilidades existentes e conhecidas pelos atacantes (Hackers).
Utilizem sempre um Antivírus e um Antispam, mas nunca se esqueçam de mantê-los atualizados, pois são criados milhares de novos malwares todos os dias.
Outra maneira fundamental de evitar um malware, que é utilizado para roubar informações do usuário com intenção de fraude bancária ou de cartão de credito, conhecido como Phishing é nunca entrar em um site através de um link recebido por email, mesmo que pareça ser confiável, procure sempre entrar no site através do browser e digitando o site desejado. Suspeite também, mesmo que você tenha entrado pelo browser, quando o site tem uma aparência estranha ou lhe peça para fornecer informações pessoais, contas bancárias, senhas, número de cartão de credito, código de segurança ou outras informações sigilosas de maneiras não habituais, se isto acontecer não forneça estas informações, execute uma verificação geral no seu computador através do software instalado. Caso permaneça a dúvida chame um técnico mais experiente para ajudá-lo.
Além destas poucas maneiras citadas, existe o conceito de boas práticas, diversos hardwares e softwares complexos que são criados diariamente para proteger pequenas, médias e grandes corporações. Se precisar de mais detalhes sobre o que deve ser feito para a sua empresa, procure sempre a orientação de um especialista.

Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário