sexta-feira, 5 de outubro de 2012

BYOD - INTEROP


Silvio Pereira
Consultor
Durante esta semana participei de varias palestras interessantes na INTEROP sobre Virtualização de desktops (VDI), segurança e gerenciamento de equipamentos portáteis (MDM), comunicação unificada (UC), a evolução da rede sem fio (Wi-Fi de 1Gbps,60Ghz, multiponto), computação na nuvem, porem o que chamou mais a minha atenção foi a sigla citada em todas as palestras a “BYOD” (Bring your on device). Há dois anos a palavra chave e inovadora da tecnologia se chamava “CLOUD COMPUTING” (computação na nuvem) e que durante estes dois anos se tornou parte da nossa vida atualmente sendo utilizado muitas vezes pelo usuário sem perceber quando acessamos o e-mail, Facebook, Twitter, Dropbox, iCloud da Apple e muitos outros armazenamentos de dados externos.

Uma palestra superinteressante sobre BYOD e VDI com Barb Goldworm na Interop 2012 New York
BYOD é uma preocupação muito importante da área de tecnologia devido a invasão do uso dos equipamentos próprios dos funcionários através de smartphones, tablets e outros portáteis acessando dados da empresa e muitas vezes dividindo com informações pessoais e familiares. Proibir o uso destes equipamentos pessoais como ferramenta de trabalho é um atraso para a área de tecnologia e pode num curto espaço de tempo colocar o TI em uma situação sem controle. 
Por este motivo a aceitação do uso destes equipamentos como forma de trabalho deve passar por uma serie de critérios e controles para o seu uso seguro, Ignorar não permitindo o acesso ou não fazendo nenhum controle não são soluções aceitáveis para um TI com visão no futuro.
Usar software de controle e gerenciamento de portáteis (MDM), definir politicas de utilização e segurança, criar listas de aplicativos homologados, não permitir o uso de jailbreak, adotar alguns equipamentos homologados são algumas das iniciativas bem interessantes para um controle adequado.
A preocupação de controle é muito importante, pois além da fuga de informações privadas, o numero de malwares em portáteis que podem prejudicar a segurança nas empresas tem crescido assustadoramente principalmente em portáteis com sistema operacional Android devido a maneira com que os aplicativos  (Apps) podem ser instalados.
Tenho certeza que em bem pouco tempo o Brasil também passara por esta preocupação e mudança, pois esta invasão esta chegando tão rápido quanto a informação circula pelo mundo.
Para tirar duvidas sobre este assunto relacionado a esta matéria ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário