sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Waze - Rede Social do transito


As redes sociais como o Facebook e Orkut já são bem conhecidas e usadas pelos leitores, mas integra-las com controle de trafego e GPS criando uma comunidade de usuários que passam horas juntas no transito é o desafio do aplicativo Waze.
O produto tem características interessantes que chamaram muito a minha atenção em relação à navegação como o fato da atualização ser feita totalmente pela situação que o usuário se encontra no transito e as informações imputadas e confirmadas por outras pessoas que passam pelo mesmo local como congestionamentos, polícia, acidente, perigo, radar, possibilidade de bate-papo para passar outras informações, erros do mapa e até os preços do combustível nos postos de gasolina próximos. O aplicativo, além de todos os recursos úteis, ainda é um pequeno jogo que estimula o usuário a passar as informações atuais e ser utilizado intensamente para que possa alcançar níveis superiores recebendo pontos, formas (avatares) e novas posições. Pela própria característica do aplicativo foi desenvolvido para plataformas portáteis com sistema operacional Android (Google) e iOS(Apple), apesar de funcionar em browser e possuir um Painel de Controle (My Dashboard) não possui os mesmos recursos e só serve para visualizar algumas características do usuário, mapas e posições alcançadas pelos usuários do aplicativo através de um rank geral e de amigos.
Já utilizo o aplicativo por 2 meses no meu iPhone e obtive boas experiências no final do ano quando me desloquei para o litoral, pois as informações eram bem mais atuais do que o próprio site das rodovias o GPS funcionou perfeitamente com os mapas bem ilustrativos e fáceis de utilizar. O único ponto preocupante deste aplicativo é o uso pelo próprio motorista em situações inapropriadas e que possa interferir na atenção  e na dirigibilidade do veiculo como é o próprio caso do uso do celular.
Para saber mais detalhes e baixar o aplicativo, click no link: http://www.waze.com/. Para tirar duvida sobre este tema ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

2 comentários:

  1. Poderia ter comandos por voz para evitar que o motorista toque o aplicativo enquanto dirige!

    ResponderExcluir
  2. Existe comando de voz, inclusive em varias linguas, podendo inclusive escolher voz feminina ou masculina

    ResponderExcluir