sexta-feira, 30 de agosto de 2013

3D - A evolução das Impressoras

Silvio Pereira
Consultor
Este mês começou no Brasil a venda de uma impressora com tecnologia de impressão 3D portátil para o uso em computadores pessoais com sistema operacional Windows e MacOs. Esta nova tecnologia possibilitará a qualquer usuário criar protótipos e peças únicas a partir de desenhos tridimensionais. Apesar de seu preço inicial de R$6.690,00 ser muito elevado trará muitos benefícios a diversas áreas, como médicas, automobilística, artística incluindo muitas peças criadas através de fotos e imagens como por exemplo o próprio rosto em miniatura, ou pequenos objetos que podem ser feitos de forma exclusiva.

Por volta de 1984, quando fazia o meu mestrado na USP, as impressoras utilizadas naquela época para os grandes computadores (Mainframes) eram da geração linha-matriz, ou seja cada linha de texto era gerada através de várias agulhas e impressa por uma fita de tinta a cada linha. Esta tecnologia evoluiu para se tornar pessoal e foi criada a impressora matricial portátil que possuía uma cabeça móvel usualmente com 9, 18 ou 24 agulhas usadas para a impressão, que permaneceu por um longo tempo, inclusive até os dias de hoje, tendo sua grande aplicabilidade em gerações de relatórios e Notas Fiscais devido ao baixo custo e a possibilidade de impressão de várias vias.
Com a necessidade de melhoria na qualidade de impressão, antes da impressora laser se tornar uma opção viável, apareceram algumas tecnologias intermediarias como o uso de maquinas de escrever elétricas com interfaces que ligavam ao computador e o texto enviado era automaticamente digitado com a velocidade máxima que a máquina suportava sem necessidade de ser um expert em datilografia e com a grande vantagem de não cometer nenhum erro de digitação.
Com a popularização e redução do preço de aquisição das impressoras laser P&B (Preto e Branco) elas se tornariam o padrão para a impressão de alta velocidade e qualidade nas copias P&B e depois com o advento da impressora jato de tinta colorida, por muito tempo ela se tornou o objeto de desejo de todos os consumidores, pois poderiam imprimir desde fotos até apresentações coloridas de qualidade com um baixo custo ao oposto da impressão da laser colorida quando foi lançada. Hoje em dia quando precisamos de um alto volume de impressão mesmo P&B ou color, o uso de impressora laser é altamente utilizado tanto em grandes com pequenas empresas até em alguns usuários domésticos mais exigentes, pois o seu preço por cópia se tornou muito semelhante as impressoras jato de tinta colorida.
Com certeza o uso de impressoras 3D serão mais difundidas num futuro próximo como a própria história das impressoras já mostrou nos últimos tempos evoluindo inclusive para a impressão 3D colorida portátil.
Matérias relacionadas:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário