Este mês, todos os usuários do Facebook estão recebendo uma
notificação sobre os novos termos de privacidade e políticas de dados que serão
aplicados a partir de Janeiro de 2015. O que muda para o usuário? Toda mudança que
visa esclarecer a política de privacidade possui na maioria das vezes fatores
bons, porem mostram também as suas fragilidades, procuram se isentar de algumas
responsabilidades e visam também um fator comercial e de proteção tanto para o
usuário como para o Facebook.
A iniciativa de criar uma ferramenta que o Facebook chamou
de “Noções Básicas de Privacidade” ajuda muito o usuário a controlar um pouco
mais os seus dados e a sua privacidade entendendo como as informações postadas
no seu perfil podem ser vistas e usadas por outros ou pelo Facebook. Curtir uma
informação ou uma marca, possibilita ao Facebook utilizar este recurso de forma
comercial incluindo colocar o seu nome e imagem do seu perfil para efeito
publicitário sem qualquer compensação para você por isso, vejam item 9.1 da
nova política no site.
Outro ponto interessante desta nova política é a isenção que
o Facebook quer ter das possíveis falhas de segurança e das consequências que
estas podem causar para o usuário (item 15). Está isenção é questionável, pois
independente da ferramenta ser gratuita, os usuários são a forma que o Facebook
tem de receber dos seus anunciantes pagos informações privilegiadas que são
usadas com um meio comercial e estes usuários podem possuir direitos
indenizatórios quando as políticas não forem respeitadas independente da forma
que esta informação for divulgada.
Portanto é muito importante que os usuários tenham
consciência da nova política de privacidade e analisem o risco do uso da
ferramenta para qualquer forma de uso, principalmente as pessoas formadoras de
opinião e que tenham a sua imagem como forma de vida, mas se preocupando principalmente
com as informações postadas e quem poderá acessa-las.
Devemos lembrar que não aceitar esta nova política do
Facebook para 2015 significa não utilizar a ferramenta. Não adianta divulgar
nenhum post no Facebook, como muitos usuários estão fazendo, pois não invalida
a política expressa no site prevalecendo o divulgado pelo Facebook.
Links relacionados:
- Guia: “Noções Básicas de Privacidade” - Facebook
- Notificacoes e escalarecimentos sobre os novos termos - Facebook
- Declaração de Direitos e Responsabilidades - Integra para o Facebook 2015
- Facebook anuncia novas politicas de privacidade e controle de anuncios - Folha de Sao Paulo
- O que muda nos novos termos de uso do Facebook, que entram em vigor no dia 1º de janeiro
- Ano novo, regras novas: Facebook vai atualizar termos de serviço
- Novas regras anunciadas pelo Facebook devem prejudicar pequenos negócios
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário