sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Facebook – Políticas e privacidade para 2015

Este mês, todos os usuários do Facebook estão recebendo uma notificação sobre os novos termos de privacidade e políticas de dados que serão aplicados a partir de Janeiro de 2015. O que muda para o usuário? Toda mudança que visa esclarecer a política de privacidade possui na maioria das vezes fatores bons, porem mostram também as suas fragilidades, procuram se isentar de algumas responsabilidades e visam também um fator comercial e de proteção tanto para o usuário como para o Facebook.

A iniciativa de criar uma ferramenta que o Facebook chamou de “Noções Básicas de Privacidade” ajuda muito o usuário a controlar um pouco mais os seus dados e a sua privacidade entendendo como as informações postadas no seu perfil podem ser vistas e usadas por outros ou pelo Facebook. Curtir uma informação ou uma marca, possibilita ao Facebook utilizar este recurso de forma comercial incluindo colocar o seu nome e imagem do seu perfil para efeito publicitário sem qualquer compensação para você por isso, vejam item 9.1 da nova política no site.
Outro ponto interessante desta nova política é a isenção que o Facebook quer ter das possíveis falhas de segurança e das consequências que estas podem causar para o usuário (item 15). Está isenção é questionável, pois independente da ferramenta ser gratuita, os usuários são a forma que o Facebook tem de receber dos seus anunciantes pagos informações privilegiadas que são usadas com um meio comercial e estes usuários podem possuir direitos indenizatórios quando as políticas não forem respeitadas independente da forma que esta informação for divulgada.
Portanto é muito importante que os usuários tenham consciência da nova política de privacidade e analisem o risco do uso da ferramenta para qualquer forma de uso, principalmente as pessoas formadoras de opinião e que tenham a sua imagem como forma de vida, mas se preocupando principalmente com as informações postadas e quem poderá acessa-las.
Devemos lembrar que não aceitar esta nova política do Facebook para 2015 significa não utilizar a ferramenta. Não adianta divulgar nenhum post no Facebook, como muitos usuários estão fazendo, pois não invalida a política expressa no site prevalecendo o divulgado pelo Facebook.
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Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

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