quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Livros ou Ebooks?


Silvio Pereira
Consultor
Para quem não esta acostumado com o termo ebook, ou livro eletrônico, a ideia nasceu em converter o conteúdo impresso em formato digital e disponibilizar estas informações em um aparelho, que ficou conhecido como e-reader, que conseguisse manter o mais próximo possível as facilidades do livro, como mobilidade, portabilidade, disponibilidade, preço e com possibilidade de armazenar e ler diversos livros e informações digitais aumentando a interatividade e claro todas as vantagens da tecnologia com um apoio ecológico da economia de papel.
O produto mais conhecido e com estas características o Kindle, nasceu em dezembro de 2007 e foi desenvolvido pela Amazon, hoje disponível em vários modelos e está atualmente na sua quinta geração. A grande novidade é que o produto passou a ser vendido oficialmente no Brasil esta semana pelas Lojas Americanas e a Livraria da Vila por R$299,00. A estratégia da Amazon é bem agressiva, pois vem para competir diretamente com o Kobo, produto semelhante e concorrente mundial do Kindle, que já esta sendo comercializado pela Livraria Cultura desde 27 de novembro último por R$399,00. O modelo disponível no Brasil é o mais simples da linha Kindle com tela de tinta eletrônica (e-ink), feita exclusivamente para leitura, de 6 polegadas, não sensível ao toque, 170 gramas, podendo armazenar até 1,4 mil livros e com autonomia da bateria para a leitura de até 30 dias. A Amazon atualmente já possui uma lista de 1,4 milhão de ebooks disponíveis para a compra no seu site, sendo 13 mil em língua portuguesa. Estive recentemente nos EUA e vi no Metro e dentro de vários ônibus que o Kindle e outros e-readers viraram um habito do americano e estão sendo muito bem aceitos pelos leitores. Na semana passada ouvi o programa liberdade de expressão da CBN que tratou sobre este tema e também porque os preços dos ebooks ficaram tão semelhantes aos impressos já que o custo do produto é visivelmente menor que os atuais livros impressos, porem acredito que como toda inovação, os livros impressos e os ebooks ainda devem viver em harmonia só não sabemos por quanto tempo.
Links relacionados ao mesmo tema:

Para tirar dúvidas sobre este assunto ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SMS x Aplicativo de Mensagem

Silvio Pereira
Consultor
O SMS, ou serviço de mensagem curta, utilizada nos telefones móveis como uma maneira de se comunicar de forma escrita e em muitos casos mais eficiente, pois a mensagem fica registrada, foi uma revolução para os celulares e smartphones e continua sendo amplamente utilizada. Todos passaram a utilizar este recurso, mas os jovens mais intensamente tornando os aparelhos como verdadeiros trocadores de mensagens. Devido ao custo do SMS e a implementação de mais recursos nos smartphones, os aplicativos de mensagens começaram a substituir o serviço SMS de forma gradual. O Skype, MSN, WhatsApp, Viber, Facebook Messenger entre outros estão presentes na maioria dos smartphones e trazem recursos muito superiores ao tradicional SMS das operadoras de telefonia, com uma vantagem em relação ao custo, pois todos eles funcionam em redes Wi-Fi e 3G gratuitamente não tendo seu valor cobrado por envio, como o SMS.
Dentre todos os aplicativos de mensagem o que mais esta sendo utilizado nos smartphones é o WhatsApp, pois após a simples instalação do aplicativo, os dados necessários do perfil são apenas o seu nome e numero de telefone, e quando integrado com a sua lista de contatos possibilita a identificação automática através do numero do telefone de todos os seus amigos, que possuem o aplicativo e a troca de mensagem já pode ser feita.
Esta ideia do WhatsApp foi tão boa que o Facebook Messenger esta semana decidiu alterar o seu aplicativo e permitir que outros usuários que não possuem perfil no Facebook possam trocar mensagens cadastrando também o aplicativo simplesmente através do nome e numero do seu celular. Infelizmente este recurso inicialmente esta liberado somente para o sistema Android e não tem previsão ainda para ser implementado no IOs da Apple.
Apesar destes aplicativos de mensagem estarem presentes em quase todos os usuários, as operadoras ainda oferecem pacotes de SMS e ainda possuem uma grande receita neste mercado, pois o envio de SMS não necessita de nenhum aplicativo adicional e possui uma interface simples e fácil para os usuários não tão familiarizados com a nova tecnologia.
Para tirar dúvidas sobre este assunto ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pesquisa Anual do Uso do TI 2012

Silvio Pereira
Consultor
Tive a honra esta semana de ver uma palestra na Microsoft com o Professor Fernando S. Meirelles da FGV sobre a 23º pesquisa anual do uso do TI 2012, com dados bem atuais e brasileiros, muito bem elaborada e que serve como base para os responsáveis de TI obterem subsídios juntos aos executivos financeiros (CFO) ou também para os empresários se orientarem sobre o total de gastos, investimentos e custos necessários por usuário nas empresas de diversos setores. A pesquisa divide o mercado em comércio, indústria e serviços e obtém dados impressionantes da diferença do nível de investimento de cada setor e também de algumas áreas especificas dentro destes setores.
Além de outras varias respostas, a análise consegue responder duas perguntas muito importantes que todos envolvidos com gastos de TI gostariam de ter na ponta da língua e a pesquisa responde levando em consideração todos os gastos possíveis, pois vai fundo em todas as despesas que relacionam a área de TI não fazendo distinção financeira se é ativo, serviço e sim todas as despesas diretas e indiretas envolvidas respondendo muito bem estas duas perguntas: Quanto custa anualmente um equipamento por usuário (CAPU) na sua empresa? Qual o porcentual do faturamento liquido é necessário investir em TI para cada tipo de empresa? A analise detalhada mostra que o valor médio do CAPU de todos os setores está em U$11.900,00/ano e o porcentual médio de investimentos e gastos com TI esta em torno de 7% do faturamento liquido, sendo que o setor que mais investe devido às características do negocio são as empresas de serviços, principalmente os bancos, chegando ao CAPU de U$23.600,00/ano e ao investimento de 12,8% do faturamento liquido. São cifras altas e importantes para análise devido ao nível de informatização necessária para cada tipo de negocio.
Vejam os links relacionados a pesquisa abaixo e preencham o formulário on-line que ajudará na próxima pesquisa anual e como beneficio cada empresa participante receberá por e-mail um resumo com os principais resultados da analise anual, prevista para Abril.
Links relacionados:
Para tirar dúvidas sobre este assunto ou necessitar de alguma informação sobre informática acesse o nosso blog em: http://grupo1info.blogspot.com.br/.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ciência sem fronteiras

Ciência sem fronteiras, um projeto do governo federal juntamente com Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições o CNPq e Capes, Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC criaram um desafio de prover em 4 anos, 101 mil bolsas de intercambio em varias áreas de atuação para outros países e abriu neste ultimo dia 20 de novembro mais 18.000 vagas para os cursos de diversas áreas que começarão em setembro de 2013 em diferentes países.
Silvio Pereira
Consultor

De acordo com a revista Veja na matéria publicada “O mundo é nosso”, a ideia do programa surgiu em março do ano passado de uma simples conversa informal com o presidente Barack Obama e a nossa presidente Dilma Rousseff que foi questionada: “Por que há 120.000 chineses estudando em universidades americanas e só 7.000 brasileiros?” e a resposta saiu após aproximadamente 10 meses criando o programa Ciência sem fronteiras que já enviou 18.000 jovens bolsistas para o exterior até hoje.
O programa envolve varias áreas, porem vai trazer um diferencial tecnológico importante para a Tecnologia da Informação tanto para o desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil do futuro como os desafios em desenvolvimento de software, como já é o caso de uma estudante que participa do projeto e esta fazendo estagio na NASA.
Esta ideia de parceria com apoio do governo federal e outras universidades estrangeiras, não é nova para os outros países, mas sim para o Brasil e é um momento importante que os estudantes devem aproveitar o programa e também a possibilidade de convívio e aprendizado com as melhores Universidades de todo o mundo. Vejam abaixo os links do programa Ciência sem fronteiras e a reportagem com a Presidente Dilma Rousseff sobre o tema no ultimo 19 de novembro em “Café com a Presidente” para maiores detalhes.
Para tirar dúvidas, ver mais matérias relacionadas a este assunto ou necessitar de alguma informação sobre informática acesse o nosso blog em: http://grupo1info.blogspot.com.br/.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Crimes Cibernéticos

Silvio Pereira
Consultor
Nesta ultima quarta-feira foram aprovados na Câmara dos Deputados os projetos de lei (PL) 2793/11 e 84/99 que tratam sobre crimes praticados na internet ou roubo de informações digitais, que já haviam sido aprovados pelo Senado na semana passada e agora devem ser encaminhados para a sanção da Presidente Dilma Rousseff. Estes dois projetos incluem no Código Penal, penas mais objetivas para crimes cometidos pelo roubo de informações digitais e acessos a dados sigilosos e não autorizados através da internet ou não. O PL 2793/11 ficou conhecido extraoficialmente como “Lei Carolina Dieckman”, pois aproveitou o caso da atriz que sofreu uma invasão de privacidade no seu notebook e fotos parcialmente nuas não autorizadas foram divulgadas na Internet, facilitando assim o apoio, criação e a divulgação deste projeto de lei.
 
Existem controvérsias sobre a necessidade de criar novas leis sobre o novo tema, inclusive levantada pelo ex-ministro das comunicações Miro Teixeira, mas a atualização do nosso Código Civil e Penal é necessária para este tipo de crime, pois facilita aos advogados e juízes a condição de entendimento, do julgamento e aplicação de penas a crimes desta natureza.
A luta pela criação de leis especificas sobre crimes digitais é um passo muito importante para a nossa legislação brasileira, mas precisamos tomar muito cuidado para não criarmos artifícios que dificultam algumas intervenções não judiciais, como por exemplo a discussão sobre a necessidade de ação judicial para retirada de conteúdo que infringe direitos autorais criada pelo marco civil (conjunto de regras para regulamentação da internet no país) ainda em discussão na Câmara dos deputados e que felizmente ainda deve sofrer alterações.
Esta discussão já é antiga e deve ser tratada com seriedade e foi tema do meu trabalho de conclusão de curso (TCC) da minha pós-graduação no ITA sobre Segurança da Informação e crimes cibernéticos e como usar ferramentas tecnológicas para descobrir estes criminosos com a colaboração do meu orientador, professor do ITA, especializado em crimes cibernéticos o advogado Renato Opice Blum.

Links relacionados: 
 
Para tirar duvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ultrabooks – Tela Touch


Silvio Pereira
Consultor
Juntamente com o lançamento do Windows 8 os maiores fabricantes de hardware como a HP, Lenovo e Dell  lançaram os seus Ultrabooks com telas sensíveis ao toque que além de fazerem o seu papel principal de notebook rápidos, se transformam em tablets com os mesmos softwares e recursos, aproveitando os processadores da Intel de alta performance.  Apesar de a tela sensível ao toque já estar presente em alguns equipamentos antigos ela foi quase abandonada, pois a sua utilidade era muito restrita a algumas aplicações, pois o próprio sistema operacional até o Windows 7 não se adaptava bem a este tipo de tecnologia, ao contrario da nova interface Metro utilizada no novo Windows 8.
 
Estive no evento de lançamento do Windows 8 e fiquei impressionado com o tablet da Microsoft o Surface com a sua tela sensível ao toque e a performance excepcional que poderíamos até chama-lo de um tablet profissional. Tive a oportunidade também de usar o Ultrabook Ideapad Yoga da Lenovo com a nova interface do Windows 8 e tenho certeza que teremos uma revolução e um crescimento acelerado no uso destes Ultrabooks devido aos recursos, interatividade, adaptabilidade, e facilidade de uso que esta tecnologia oferece.
 
Vejam os links dos lançamentos dos novos Ultrabooks abaixo, vale a pena conferir.
Para tirar duvidas sobre este assunto ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Windows 8 - Lançamento

Silvio Pereira
Consultor
A Microsoft fez oficialmente o seu lançamento mundial para a imprensa nesta quinta-feira as 13:15 hs (horário de Brasília) em NYC no Píer 57 do seu tão anunciado e conhecido o Windows 8, associando-o a uma versão estilizada da cidade de NY que foi chamada de Microtropolis.
Como todas as estratégias nos lançamentos da Microsoft, os produtos já estarão disponíveis para a compra nesta sexta-feira em todos os países incluindo o Brasil com o preço inicial de R$269,00 além das opções de upgrades já explicadas nesta coluna na matéria de 27 de julho sobre Windows 8 – Upgrade. Este novo sistema operacional traz uma nova interface que facilitará muito a utilização das telas sensíveis ao toque além do tradicional mouse e teclado, com isso os grandes fabricantes de hardware já estão anunciando os seus novos equipamentos com esta facilidade. Este lançamento também é importante para o mercado de tablets, pois através desta nova interface do Windows 8 implementada no Surface, o novo tablet da Microsoft que também será anunciado no evento, passa a ser uma nova maneira do usuário interagir com as suas aplicações e padroniza o seu uso em todas as plataformas tanto pessoal como profissional. Com o volume decrescente na venda de desktops e notebooks e crescente na venda de tablets, a aposta nesta nova interface coloca a Microsoft neste mercado e abre concorrência direta com os iPads da Apple.
Steve Ballmer, CEO da Microsoft, no lançamento do Windows 8 em NY (Foto: Lucas Jackson/Reuters)
 
Como havia anunciado na semana passada, porém hoje de maneira invertida, estas novidades prometem mexer com os apaixonados pela Microsoft e também pelos seguidores da Apple, porém ainda devemos aguardar para verificar se esta interface será plenamente aceita e utilizada pelos usuários.
Links interessantes relacionados ao assunto:
Vejam um video abaixo do notebook da Lenovo IdeaPad Yoga com o novo Windows 8 sensacional:

Para tirar duvidas sobre esta matéria ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

iPad mini - Lançamento

A Apple começou há distribuir esta semana convites do evento que realizará no dia 23 de outubro em San José na Califórnia e induz através dos dizeres do convite “We’ve got a little (pequeno) more to show you” e da meia maça colorida o tão esperado iPad mini. Esta brincadeira já foi feita pela Apple anteriormente quando no convite do lançamento do iPhone 5 a sombra do dia do evento projetava um numero 5.
A informação que se sabe é que o produto será lançado com tela de 7,85 polegadas, o iPad normal tem 9,7”,  processador A5, iOS 6, 512 MB de RAM, com versões Wi-Fi e 3G, novo conector Lightning  igual ao novo iPhone 5, porem com especificações inferiores ao modelo do new iPad, provavelmente para diminuir o custo e preços que devem variar entre U$250,00 e U$350,00. Existem rumores que o novo iPad mini estaria sendo fabricado no Brasil na empresa Foxconn em sua fabrica de Jundiaí.
A data do dia 23 de outubro passa a ser estratégica para a Apple, pois faz o seu lançamento três dias antes do Windows 8 da Microsoft que provavelmente deverá também mostrar o seu tablet Surface juntamente com o mesmo padrão de interface do novo sistema operacional e preços que prometem ser inferiores ao iPad mini no seu modelo Surface RT.
A próxima semana promete novidades para os apaixonados pela Apple e também pelos seguidores da Microsoft, porém devemos aguardar para confirmar o que realmente irá acontecer.
Para tirar duvidas sobre esta matéria ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Rede sem fio de alta velocidade de até 7Gbps


Silvio Pereira
Consultor
A nova tecnologia de rede sem fio promete uma evolução muito importante no conceito e no desempenho por permitir múltiplos acessos sem obrigar o uso de um equipamento central (Access Point). O padrão que deverá ser adotado pelo mercado é o WiGig (Wireless Gigabit Alliance) pois é este consorcio que esta ajudando a padronizar o  IEEE 802.11ad (60Ghz a 7Gbps), e também os fabricantes a integrarem sem problemas os rádios tri-band (2.4, 5 e 60 Ghz) nos seus produtos, pois assim estarão compatibilizando com todas as tecnologias anteriores de Wi-Fi (802.11a/b/g/n) e aproveitando melhor os pontos fortes de todas elas, incluído a mais importante que é o funcionamento em conjunto da base instalada dos equipamentos atuais.
Devido as suas características, o novo padrão deverá ser adotado para conexões múltiplas de dispositivos, permitindo ligações com diversos equipamentos simultaneamente como Tablets, telefone celular, outros computadores, console de jogos, impressoras, TV, aparelhos de som, mouse, monitor, câmeras de vídeo e fotográficas e todos os equipamentos que possam trocar informações sem a necessidade de conectar cabos, porem os fabricantes terão que integrar esta nova tecnologia na sua fabricação.Já existem fabricantes nos EUA disponibilizando atualmente e no inicio de 2013 deveremos ter diversos equipamentos com o chip utilizando o WiGig integrado facilitando assim a sua padronização e utilização em grande escala, para isso precisamos ver qual será o impacto no custo de produção e o preço final dos produtos, já que a tecnologia atual esta madura e possui um  preço bem acessível.
Wilocity
Para conhecer melhor sobre esta nova tecnologia acessem os links abaixo:

Para tirar duvidas relacionados a esta matéria ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

BYOD - INTEROP


Silvio Pereira
Consultor
Durante esta semana participei de varias palestras interessantes na INTEROP sobre Virtualização de desktops (VDI), segurança e gerenciamento de equipamentos portáteis (MDM), comunicação unificada (UC), a evolução da rede sem fio (Wi-Fi de 1Gbps,60Ghz, multiponto), computação na nuvem, porem o que chamou mais a minha atenção foi a sigla citada em todas as palestras a “BYOD” (Bring your on device). Há dois anos a palavra chave e inovadora da tecnologia se chamava “CLOUD COMPUTING” (computação na nuvem) e que durante estes dois anos se tornou parte da nossa vida atualmente sendo utilizado muitas vezes pelo usuário sem perceber quando acessamos o e-mail, Facebook, Twitter, Dropbox, iCloud da Apple e muitos outros armazenamentos de dados externos.

Uma palestra superinteressante sobre BYOD e VDI com Barb Goldworm na Interop 2012 New York
BYOD é uma preocupação muito importante da área de tecnologia devido a invasão do uso dos equipamentos próprios dos funcionários através de smartphones, tablets e outros portáteis acessando dados da empresa e muitas vezes dividindo com informações pessoais e familiares. Proibir o uso destes equipamentos pessoais como ferramenta de trabalho é um atraso para a área de tecnologia e pode num curto espaço de tempo colocar o TI em uma situação sem controle. 
Por este motivo a aceitação do uso destes equipamentos como forma de trabalho deve passar por uma serie de critérios e controles para o seu uso seguro, Ignorar não permitindo o acesso ou não fazendo nenhum controle não são soluções aceitáveis para um TI com visão no futuro.
Usar software de controle e gerenciamento de portáteis (MDM), definir politicas de utilização e segurança, criar listas de aplicativos homologados, não permitir o uso de jailbreak, adotar alguns equipamentos homologados são algumas das iniciativas bem interessantes para um controle adequado.
A preocupação de controle é muito importante, pois além da fuga de informações privadas, o numero de malwares em portáteis que podem prejudicar a segurança nas empresas tem crescido assustadoramente principalmente em portáteis com sistema operacional Android devido a maneira com que os aplicativos  (Apps) podem ser instalados.
Tenho certeza que em bem pouco tempo o Brasil também passara por esta preocupação e mudança, pois esta invasão esta chegando tão rápido quanto a informação circula pelo mundo.
Para tirar duvidas sobre este assunto relacionado a esta matéria ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

INTEROP 2012


Silvio Pereira
Consultor
Começa na próxima semana entre os dias 01 e 05 de outubro no salão de exposição do Javits Center em Nova York um dos maiores eventos de informática de 2012 a INTEROP. Este evento é realizado nos EUA há 26 anos e é voltado ao publico da Tecnologia da Informação e pessoas que tem interesse em iniciar, aprimorar ou conhecer melhor detalhes nas seguintes áreas de TI: Computação na Nuvem, Integração de voz e vídeo, interoperabilidade entre plataformas, Gerenciamento de TI com boas praticas, Segurança e analise de riscos de TI, Virtualização, Mobilidade e as tecnologias de rede sem fio e os impactos do uso dos dispositivos moveis próprios dos funcionários nas empresas (BYOD) além de outras inúmeras informações que ditam as tendências deste mercado. O evento, além da exposição dos grandes fabricantes de produtos e serviços, possui palestras e workshops específicos para cada assunto das áreas de interesse.
Já participei algumas vezes deste evento e na minha opinião é bem interessante para conhecer e analisar as convergências do mercado de TI, pois além do conhecimento adquirido fornece subsidio para a escolha de qual caminho as empresas e consultores deverão seguir. Como a INTEROP, além de Nova York, também é realizada em outras três datas distintas nas localidades de Las Vegas, Mumbai e Tokyo, aproveitem a oportunidade e não deixem de se organizar e participar deste evento, pois com certeza ajudara a tomar decisões importantes no TI de forma mais precisa, clara e objetiva.
Estarei presente na próxima semana neste evento e espero trazer algumas novidades aos nossos leitores, porem se quiserem ver mais detalhes da INTEROP acessem o site em: http://www.interop.com/
Para tirar duvidas sobre este assunto ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br