quinta-feira, 6 de junho de 2013

O que é um Ultrabook?

Silvio Pereira
Consultor
Ultrabook é um conceito de equipamento portátil ultrafino que foi lançado pela Intel em 2011 para ser um concorrente direto do MacBook Air da Apple. O projeto foi definido visando o lançamento de processadores que tivessem baixo consumo, alta performance, características físicas de um equipamento com dimensões finas e leves, utilizando discos com tecnologia SSD para melhor performance de inicialização e acesso aos dados, telas sensíveis ao toque, baixo custo com sistema operacional Windows. A estratégia inicial foi bem definida e dividida em 3 fases, com processadores novos e características técnicas melhoradas para cada uma delas. Atualmente os Ultrabooks estão em sua segunda fase utilizando processadores Ivy Bridge, terceira geração da família de processadores Intel Core.
Os novos Ultrabooks da terceira fase utilizarão a quarta geração de processadores Intel Core o Haswell, lançado esta semana pela Intel que anunciou uma melhora no desempenho de 15%, tempo de uso da bateria 50% maior e três vezes mais em standby que o seu antecessor o Ivy Bridge. Este equipamento terá também uma melhora sensível na parte gráfica 3D utilizando o novo Intel Iris Graphics, tendo uma performance duas vezes maior que a atual Intel HD Graphics. Como este projeto é ambicioso e com muito investimento tecnológico, a Intel só tem disponibilizado os seus componentes para os maiores fabricantes do mercado como a HP, Lenovo, Dell, Sony, Toshiba entre outros.
Evolução dos Ultrabooks
Para quem precisa de um equipamento ultra portátil, alta performance e com características técnicas avançadas vale a pena conhecer algumas opções, porém infelizmente o mercado brasileiro ainda não pratica os preços que deveriam para estes equipamentos como é feito nos EUA.
Matérias relacionadas:
Acredito que esta nova fase dos Ultrabooks com Windows 8 poderão melhorar a venda dos portáteis, pois possuindo características hibridas, tornando-se tablets de alta performance poderão concorrer diretamente com os tablets tradicionais com sistemas operacionais Android e iOS que estão tomando uma boa parte deste mercado, devido ao preço, facilidade de uso e desejo de consumo.
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário