quarta-feira, 29 de maio de 2013

iPad – Qual modelo comprar?

Silvio Pereira
Consultor
Atualmente a Apple disponibiliza no mercado americano três versões do iPad com características técnicas semelhantes e dezesseis configurações que podem confundir o cliente na hora da escolha de qual modelo comprar. Os produtos disponíveis são o iPad com tela de retina, iPad 2 e o iPad mini. As principais diferenças estão na definição, tamanho da tela e a conexão via Wi-Fi e celular. O iPad com tela de retina possui o dobro de resolução com o mesmo tamanho de tela que o iPad 2 e o iPad mini acompanha a resolução do iPad 2 apesar de possuir uma tela menor. O equipamento mais antigo dos três é o iPad 2 e provavelmente deve ser o primeiro a ser descontinuado, pois é o único fornecido somente com 16GB de memória, sendo os outros dois com versões de 16, 32, 64 GB e o iPad com tela de retina possui ainda uma versão com 128GB.
Todos possuem acesso a rede através das novas tecnologias de Wi-Fi ((802.11a/b/g/n; 802.11n com 2.4GHz e 5GHz) podendo se conectar até 300 Mbps e também como opção modelos para conexão via celular. Para quem gosta de ter um tablet ultra portátil com características tecnológicas modernas, o iPad mini realmente é a melhor opção, quem é muito exigente com a resolução de imagem, precisa de uma tela maior e necessita armazenar muitas imagens e vídeos, o iPad com tela de retina é a melhor escolha, a preferência pelo iPad 2 pode ser feita caso precise de uma tela maior, não necessite de um grande armazenamento e claro também pelo valor de aquisição ser mais acessível. O Brasil não disponibiliza ainda a versão 128GB do iPad com tela de retina e também a versão do iPad mini para a compra, apesar de já ter sido homologado pela Anatel e por este motivo, a escolha pelo iPad 2 pode ser a mais econômica de todos os modelos e com o preço inicial de R$1.349,00 na loja da Apple brasileira.
Ainda a rumores que a Apple pretende lançar alguns outros modelos, como o iPad mini de baixo custo, para concorrer com os tablets com sistema operacional Android, uma versão com tela maior de 12,9” que já está sendo chamando de iPad Maxi e um iPad mini com tela de retina para maior definição de imagem. A minha escolha atual é o iPad mini, pois preenche todos os meus requisitos de portabilidade, armazenamento, conexão à internet e definição satisfatória para as minhas aplicações.
Links de assuntos relacionadas:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário