sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gerenciando documentos e imagens digitais


O armazenamento de documentos e imagens na forma digital já vem sendo utilizado a muito tempo, porém nem sempre de forma organizada e simples de se localizar quando necessário. Para as imagens digitais, existem várias aplicações pessoais integradas muitas vezes com aplicativos de câmeras fotográficas que organizam por data e local, possibilitando também armazenar algumas informações para facilitar a sua localização.Em 1990 nasce o GED, Gestão Eletrônica de Documentos, com o objetivo de organizar, armazenar e facilitar a troca e uso de documentos digitais de forma organizada sem necessidade de impressão, iniciando o conceito de troca de documentos e imagens sem o uso do papel, com apelo inclusive ecológico, pois economizaríamos corte de arvores. Devido a tecnologia da época, o GED tinha muitas limitações e basicamente servia para armazenar documentos e imagens em formato TIFF, sem compressão, com solução muitas vezes proprietárias e limitadas a alguns periféricos tendo o seu maior custo na infraestrutura de armazenamento. 
Silvio Pereira
Consultor
Atualmente a forma mais utilizada para gerenciamento de documentos e imagens é o ECM, Enterprise Content Management. Apesar de ter sido criado por volta de 2005 e ser uma evolução do GED utiliza todos os recursos das novas tecnologias incluindo toda a linha de periféricos padrões, integrando com todas as plataformas como PCs, Macs, tablets e smartphones, possibilitando o armazenamento, visualização e organização de todos os arquivos, facilitando muito a troca, consulta e compartilhamento de informações incluindo a WEB. 
Um produto muito utilizado e considerado o melhor ECM dos últimos anos é o Alfresco, apesar do nome engraçado para os brasileiros, o software foi construído com conceito Open Source, possuindo uma versão gratuita, Alfresco Comunity Edition, e também outras 4 versões pagas suportadas através de contrato anual pela Alfresco Software. Basicamente a diferença entre a versão gratuita e a paga é o suporte e algumas facilidades criadas no uso do produto. O Alfresco possui versões para instalações locais em Windows, Linux e MacOS podendo ser utilizado na nuvem e integrando as duas plataformas quando necessário o compartilhamento de arquivos. 
Sou usuário do produto e estou a 3 meses utilizando a versão Alfresco Comunity Edition instalada internamente em Servidor Windows Server 2008 R2 e banco de dados PostgreSQL, fiquei muito impressionado com a facilidade de instalação, performance, integração e a organização que o produto disponibiliza para o armazenamento dos documentos e imagens digitais, possibilitando que eu visualize no meu PC, Mac, iPhone e iPad os arquivos de imagens, documentos, planilhas e arquivos em PDFs, sem necessidade de nenhum leitor dos formatos específicos. 
Links:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário