sexta-feira, 20 de setembro de 2013

iOS7 – A primeira impressão




















Silvio Pereira
Consultor
Foi disponibilizado nesta última quarta-feira dia 18, como anunciado pela Apple no seu último lançamento dos novos iPhones na semana passada, a mais nova versão do sistema operacional dos smartphones e tablets o iOS7. Como era de se esperar o site da Apple ficou um pouco congestionado e só foi possível baixar a nova versão pelo iTunes por volta das 15:00h., horário de Brasília.
Convém lembrar que a atualização do iOS7 é gratuita e só é compatível com os modelos a partir do iPhone 4, iPad2 e iPod Touch de 5º geração, entretanto os novos modelos que serão vendidos a partir do dia 20 já virão com o novo sistema operacional instalado.
O tamanho do arquivo do novo sistema, dependendo do modelo, está por volta de 1,12 GB e a atualização quando feita pelo iTunes (recomendado), pode demorar algumas horas para ser finalizada, porém é a mais indicada, pois o procedimento já efetua o backup dos dados, instala o novo sistema e retorna exatamente com todos os aplicativos e configurações anteriores feitas. Apesar de ser possível fazer a atualização diretamente pelo aparelho e efetuar o backup pelo iCloud, recomendo utilizar o iTunes, pois o próprio software será atualizado para suportar também a nova versão e caso haja alguma dificuldade na conexão os problemas para a instalação são menores e o aparelho fica disponível para uso enquanto o sistema é baixado.
No primeiro contato com a nova versão, o sistema solicita algumas informações básicas e dá as boas-vindas ao usuário. Com uma interface mais clara, iluminada e ícones de aparência mais simples e agradáveis que quando ativados usa um recurso visual de expansão na abertura do aplicativo ou de um grupo, sendo que o recurso de grupos, aonde se junta os aplicativos em um único ícone, foi melhorado permitindo adicionar aplicativos sem limite e possibilitando a visualização por páginas.

Um fator importante para a segurança e facilidade no uso do seu novo iOS7 é a possibilidade do acesso a Central de Notificações, click na parte superior da tela e arraste para baixo, e a Central de Controle,  click na parte inferior da tela e arraste para cima, diretamente em qualquer tela, porem recomendo que se desabilite no aplicativo de “Ajustes” os dois para não serem acessados quando a tela estiver bloqueada, pois a instalação padrão permanece habilitado possibilitando o acesso a informações e configurações do aparelho a pessoas não autorizadas.
Click aqui e vejam também a matéria sobre o "Apple iOS7 está chegando" de 21de junho de 2013 neste blog, e também no site da Apple todas as características do novo sistema iOS7.
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário