sexta-feira, 27 de junho de 2014

Realidade aumentada

Incluir imagens e objetos virtuais em ambientes reais já é uma tecnologia antiga e sempre foi utilizada juntamente com equipamentos com alto poder de processamento para que apresentassem um resultado autêntico, mas com os processadores de alta performance presente nos smartphones e tablets trouxe outra realidade para o uso desta técnica.  Uma destas tecnologias, a chamada “Realidade aumentada” utiliza basicamente a combinação de imagens em tempo real 3D através de uma câmera combinando um símbolo ou uma foto em 2D com elementos virtuais 3D sendo visualizados através das telas dos smartphones e tablets criando uma interação perfeita entre o real e o imaginário, simulando as mais diversas situações.

O óculos digital Google Glass, além de diversas funções, inclui a realidade aumentada como um dos recursos principais, pois através da sua geolocalização consegue incluir imagens, textos e outros recursos digitais em imagens reais ajudando o usuário com informações sobre o local e suas proximidades funcionando como um guia que possui toda a informação da internet no seu cérebro.

Aquelas imagens que se vê na mesa tática da TV Globo, a figura no rótulo da batata frita do MacDonald’s feito especialmente para a Copa do Mundo que interage digitalmente com um aplicativo de fazer Gols, alguns jogos de Lego, espelho virtual que as pessoas podem se pintar virtualmente da Sephora entre outros já está presente no nosso mundo atual sem ainda notarmos bem o que está acontecendo a nossa volta, mas com certeza estará mais presente e interagindo no nosso dia a dia de um futuro bem próximo.
Links relacionados:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 20 de junho de 2014

A evolução da tecnologia nas Copas do Mundo

Sentir e ouvir a primeira copa do mundo de 1930 nos gigantescos rádios a válvula e após 84 anos podermos virtualmente estar presentes no estádio com as atuais grandes TVs de alta resolução e 3D nos faz pensar que mesmo com toda esta tecnologia, se sentir presente como se estivesse vendo o jogo no estádio é uma sensação que ainda está longe de acontecer, apesar de muito melhorada. As imagens serão transmitidas em Full HD para todo mundo e as novas câmeras com resolução de 4k ou 8k (resolução 4 e 8 vezes melhores que as atuais Full HD), ainda não estarão presentes em todos os estádios e nem teremos ainda a transmissão nestas resoluções, sendo as imagens utilizadas depois para documentários e apresentações da futura tecnologia que estará presente em nossas residências em breve.
O futebol que ainda se mantem resistente a quase todas as tecnologias disponíveis, como câmeras que poderiam ajudar para sanar dúvidas e outros esportes já vem se utilizando, mantem ainda a figura do juiz como o único decisor de jogadas duvidosas. Este ano, porém está adotando um dispositivo aprovado pela FIFA o GoalControl, um sistema com 14 câmeras de alta resolução que capturam e criam imagens 3D possibilitando imediatamente passar a informação através de um simples relógio ao juiz se a bola entrou e foi Gol ou não, evitando assim os problemas apresentados em alguns jogos da copa de 2010.
Apesar de ser um sistema altamente sofisticado que poderia verificar outras situações duvidosas, como impedimentos, continua servido somente para verificar se a bola entrou ou não, ajudando a não ter mais dúvidas sobre este único assunto.
A tecnologia para o futebol está ligada basicamente a melhora do gramado, a bola, os uniformes, chuteiras, treinamento altamente sofisticados e o uso de imagens para criar as táticas e verificar os adversários, com certeza o fator humano, como para a maioria dos esportes, ainda é o fator decisivo para a conquista tão esperada e que por isto ainda nos causa muita emoção.
Video da Nike, não percam...

Links relacionados:
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Google Chromecast - Vídeos e músicas on-line na TV

Com o crescimento constante de soluções e serviços oferecidos de vídeos HD e músicas on-line para TV por serviços de TV a cabo, SmartTVs, Apple TV, boxes de games sofisticados como Playstation 4 e Microsoft Xbox One, entre outras soluções, o Google começa a vender no Brasil a sua solução o Chromecast, produto que foi disponibilizado nos EUA em outubro do ano passado e oficialmente está disponível em algumas lojas brasileiras on-line a partir desta quarta-feira pelo preço de R$199,00.
O produto na verdade é um dispositivo semelhante a um pen-drive, alimentado através de uma entrada mini-USB,  que reproduz conteúdo por streaming de áudio e vídeo em TVs de alta definição por uma conexão HDMI juntamente com uma Wi-Fi necessitando estar conectado a um equipamento, que pode ser móvel como smartphones ou tablets, portáteis ou qualquer um que possua conexão Wi-Fi e rode o navegador Chrome ou aplicativos desenvolvidos para o Chromecast como Netflix, HBO Go, YouTube, Crackle, WatchESPN, Google Play Movies & TV e muitos outros.
O aparelho móvel quando conectado ao Chromecast, além de transferir para a tela da TV todo o conteúdo reproduzido nos sites do navegador Chrome, funciona também como controle remoto permitindo ajustes de som, imagens e vídeos liberando também, se necessário, que o usuário continue fazendo as suas tarefas normais no equipamento como acesso a e-mail, digitação de textos e planilhas entre outras.
As vantagens do produto, além do preço, é a facilidade de instalar, simples de operar pois o controle é através do dispositivo já utilizado pelo usuário e também pelo crescimento acelerado dos aplicativos disponíveis devido a plataforma de desenvolvimento do Chromecast incentivada pelo Google.
Links relacionados:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br