sexta-feira, 6 de junho de 2014

Google Chromecast - Vídeos e músicas on-line na TV

Com o crescimento constante de soluções e serviços oferecidos de vídeos HD e músicas on-line para TV por serviços de TV a cabo, SmartTVs, Apple TV, boxes de games sofisticados como Playstation 4 e Microsoft Xbox One, entre outras soluções, o Google começa a vender no Brasil a sua solução o Chromecast, produto que foi disponibilizado nos EUA em outubro do ano passado e oficialmente está disponível em algumas lojas brasileiras on-line a partir desta quarta-feira pelo preço de R$199,00.
O produto na verdade é um dispositivo semelhante a um pen-drive, alimentado através de uma entrada mini-USB,  que reproduz conteúdo por streaming de áudio e vídeo em TVs de alta definição por uma conexão HDMI juntamente com uma Wi-Fi necessitando estar conectado a um equipamento, que pode ser móvel como smartphones ou tablets, portáteis ou qualquer um que possua conexão Wi-Fi e rode o navegador Chrome ou aplicativos desenvolvidos para o Chromecast como Netflix, HBO Go, YouTube, Crackle, WatchESPN, Google Play Movies & TV e muitos outros.
O aparelho móvel quando conectado ao Chromecast, além de transferir para a tela da TV todo o conteúdo reproduzido nos sites do navegador Chrome, funciona também como controle remoto permitindo ajustes de som, imagens e vídeos liberando também, se necessário, que o usuário continue fazendo as suas tarefas normais no equipamento como acesso a e-mail, digitação de textos e planilhas entre outras.
As vantagens do produto, além do preço, é a facilidade de instalar, simples de operar pois o controle é através do dispositivo já utilizado pelo usuário e também pelo crescimento acelerado dos aplicativos disponíveis devido a plataforma de desenvolvimento do Chromecast incentivada pelo Google.
Links relacionados:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário