sexta-feira, 20 de junho de 2014

A evolução da tecnologia nas Copas do Mundo

Sentir e ouvir a primeira copa do mundo de 1930 nos gigantescos rádios a válvula e após 84 anos podermos virtualmente estar presentes no estádio com as atuais grandes TVs de alta resolução e 3D nos faz pensar que mesmo com toda esta tecnologia, se sentir presente como se estivesse vendo o jogo no estádio é uma sensação que ainda está longe de acontecer, apesar de muito melhorada. As imagens serão transmitidas em Full HD para todo mundo e as novas câmeras com resolução de 4k ou 8k (resolução 4 e 8 vezes melhores que as atuais Full HD), ainda não estarão presentes em todos os estádios e nem teremos ainda a transmissão nestas resoluções, sendo as imagens utilizadas depois para documentários e apresentações da futura tecnologia que estará presente em nossas residências em breve.
O futebol que ainda se mantem resistente a quase todas as tecnologias disponíveis, como câmeras que poderiam ajudar para sanar dúvidas e outros esportes já vem se utilizando, mantem ainda a figura do juiz como o único decisor de jogadas duvidosas. Este ano, porém está adotando um dispositivo aprovado pela FIFA o GoalControl, um sistema com 14 câmeras de alta resolução que capturam e criam imagens 3D possibilitando imediatamente passar a informação através de um simples relógio ao juiz se a bola entrou e foi Gol ou não, evitando assim os problemas apresentados em alguns jogos da copa de 2010.
Apesar de ser um sistema altamente sofisticado que poderia verificar outras situações duvidosas, como impedimentos, continua servido somente para verificar se a bola entrou ou não, ajudando a não ter mais dúvidas sobre este único assunto.
A tecnologia para o futebol está ligada basicamente a melhora do gramado, a bola, os uniformes, chuteiras, treinamento altamente sofisticados e o uso de imagens para criar as táticas e verificar os adversários, com certeza o fator humano, como para a maioria dos esportes, ainda é o fator decisivo para a conquista tão esperada e que por isto ainda nos causa muita emoção.
Video da Nike, não percam...

Links relacionados:
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário