quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Privacidade com o grupo de amigos no Facebook

Facebook Groups
Muitos usuários do Facebook quando fazem as suas publicações nem sempre tem interesse em deixar que sejam vistas por todos os usuários do aplicativo, ou seja, qualquer pessoa poderia ver o conteúdo bastando procurar pelo usuário, mesmo sem ter sido aceito como um amigo. Já alguns mais esclarecidos publicam somente para os que foram aceitos como amigos somente ou também para os que conhecem os seus amigos. Todas estas alternativas podem ser escolhidas na hora que o usuário irá publicar o seu conteúdo e pode por configuração escolher a melhor opção padrão para evitar fazer uma divulgação pública. Estas opções de segurança foram criadas pelo Facebook ao longo do tempo para evitar e amenizar que informações privadas ou trocadas entre amigos fossem acessadas por pessoas não autorizadas.
Outra característica bem interessante e não muito usada pelos usuários é a criação de grupos fechados, pois além de permitir divulgações privadas entre usuários do mesmo grupo não interferem nos amigos atuais já aceitos com informações desnecessárias e muitas vezes privadas. Criar um grupo família, projeto, banda ou qualquer assunto para um conjunto de pessoas com o mesmo interesse facilita a comunicação e troca de informações.
Recentemente o Facebook fez algumas melhorias neste recurso e disponibilizou a possibilidade de enviar mensagens, e-mails e chats para o grupo, sem a necessidade de se preocupar com a troca de informações individuais para cada usuário do grupo.

Este mês o Facebook criou o aplicativo chamado Groups, que possui versões para o iOS e Android, facilitando ainda mais a comunicação entre os usuários do grupo. Um dos recursos interessantes é poder colocar o ícone de um ou mais grupo que lhe interessa na sua tela de início e acessa-lo sem a necessidade de passar pela tela inicial no aplicativo.
Links relacionados:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Skype para negócios

Desde a compra do Skype pela Microsoft em maio de 2011 que o produto vem ganhando espaço na companhia fazendo até que em abril de 2013 o Windows Live Messenger, antigo MSN que teve origem em 2008, fosse totalmente substituído pelo Skype e todos os usuários antigos das duas plataformas foram integrados em uma conta Microsoft.
O Skype sempre foi utilizado pelos usuários quer por pessoa física ou jurídica, por ser simples e fácil de configurar possibilitando o contato pessoal e profissional e as trocas de mensagens e vídeos contendo informações pessoais ou de negócio. 
Por ser um produto de difícil gerenciamento pela área de TI, muitas empresas não permitiam o uso da ferramenta impossibilitando até o contato profissional que o produto disponibilizava.
Para suprir esta necessidade a Microsoft possuía um produto chamado Microsoft Lync, antigo Office Communicator, que era semelhante ao Skype, com a facilidade total de gerenciamento pelo TI, porem com algumas limitações de integração com outras plataformas de comunicação.

Porem a partir deste mês a Microsoft altera o nome do seu produto Lync para Skype for Business e promete uma nova interface bem semelhante ao atual Skype e uma facilidade de integração maior com o Skype pessoal e total gerenciamento do TI dos acessos, correio de voz, número Skype, encaminhamento de chamadas e créditos de uso para o recebimento de chamadas (Skype-in) ligações (Skype-out).
Estas mudanças devem estar prontas no primeiro semestre de 2015 e a Microsoft tem como estratégia aumentar a sua participação deste tipo de produto no mundo corporativo com aprovação do departamento de TI, hoje preocupado com o uso indevido do Skype pessoal como ferramenta de trabalho.
Links relacionados:



Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Câmeras Digitais na pratica de esportes

A ideia destas câmeras digitais é terem características especiais como: serem bem pequenas, resistentes, de fácil fixação a capacetes, bicicletas, motos ou dispositivos próprios, com alta qualidade nas fotos e filmes (HD) quando em movimento, serem a prova d’água, mesmo que para pequenas profundidades e terem uma bateria de longa duração. 
GoPro Hero 3
O produto que se destaca no mercado mundial com todas estas características é a conhecida GoPro, uma câmera digital feita especialmente para documentar os esportes radicais ou de momentos que eram impossíveis de serem mostrados com as tradicionais câmeras de mão pelo próprio usuário. Estas câmeras têm permitido aos esportistas documentarem todas as suas aventuras para qualquer tipo de esporte incluindo os aquáticos.
Polaroid Cube
A Polaroid, tradicional empresa de câmeras fotográficas instantâneas, está entrando neste mercado e está disponibilizando também agora no Brasil a Polaroid Cube.Uma das vantagens da Polaroid Cube em relação a GoPro é seu preço e simplicidade no uso. Porém convém lembrar que a GoPro está presente neste mercado a mais tempo e tem frequentemente lançado novos produtos e acessórios que tem agradado muito os seus usuários inclusive um site para divulgar as suas aventuras. A Polaroid Cube lançada no Brasil no site do Walmart tem o seu preço inicial em R$699,00, muito acima dos atuais U$99,99 nos EUA, porem mesmo assim mais em conta que os R$1.299,00 no Brasil (U$199,99 nos EUA) cobrados pelo mesmo site do modelo GoPro Hero3.
Devido ao seu baixo custo e fácil utilização, muitas pessoas em diversos países têm utilizado estas câmeras digitais pequenas em seus automóveis para documentar situações imprevistas e até serem usadas como provas em casos de acidentes e é por este motivo que tem aparecido tantos vídeos na internet de situações adversas pelo mundo.
Links relacionados:
Para conhecer tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br