sexta-feira, 19 de abril de 2013

Atualização de Software - Dicas



Silvio Pereira
Consultor
Na semana passada os usuários do Windows 7 que fizeram a atualização KB2823324 passaram por um sério problema, pois havia um defeito em um novo arquivo instalado que causava uma falha na reinicialização do sistema e indisponibilidade de acesso. Este fato já é o segundo ocorrido este ano nas atualizações da Microsoft e levanta o dilema de qual a melhor maneira de manter os softwares atualizados para corrigir falhas de segurança e conformidades importantes e evitar ou amenizar que estes problemas aconteçam.  Em várias matérias já citei que todas as atualizações de softwares devem ser feitas para evitar ataques e também falhas que impossibilitam ou incomodam o uso diário do aplicativo ou do sistema operacional de qualquer equipamento, como Macintosh, tablets, smartphones e não somente os PCs com Windows. 
No caso especifico do Windows, para usuários residências ou pequeno escritório, uma maneira de evitar ou amenizar este tipo de problema é configurar o Windows Update para não atualizar automaticamente sem a intervenção do usuário, ou seja, existe a possibilidade de configurar para que todas as atualizações sejam baixadas para o seu equipamento e o usuário decida qual pacote será atualizado e em qual momento. Esta configuração possibilita que os usuários aguardem alguns dias para efetuarem as atualizações, pois terão informações de falhas neste período, caso ocorra, pois as médias e grandes empresas que possuem procedimentos de testes das atualizações em ambientes de homologação antes de liberarem para o usuário, normalmente comunicam a Microsoft ou outro fabricante de software as falhas encontradas bem como publicam também na internet. Este procedimento pode ajudar a amenizar o problema e também possibilita ao usuário perceber o que está sendo instalado no seu equipamento. O único cuidado é não fazer as atualizações por um período muito longo ou manter o equipamento sem atualizar pois expõe a fragilidades de segurança e incômodos já solucionados.
Links relacionados:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário