quinta-feira, 11 de abril de 2013

Casa do futuro – Visão Microsoft

Silvio Pereira
Consultor
Tive o privilégio de estar na semana passada na matriz da Microsoft em Redmond (WA) a convite do parceiro Compusoftware e participar do evento Executive Briefing Conference. Este evento teve a participação de executivos brasileiros de TI e nos foi apresentado as novas tecnologias Microsoft e as tendências para os próximos anos. Como obtivemos informações privilegiadas e assinamos um contrato NDA (Non-Disclosure Agreement) não poderei falar de alguns assuntos confidenciais, mas outros já liberados são bem interessantes para nos manter atualizados. Tivemos dois dias de imersão nos novos produtos e visitamos a nova casa do futuro. Esta casa do futuro mostra a visão que a Microsoft tem de um futuro bem próximo e o que a integração de vários dispositivos, softwares e informações colhidas através de dados disponíveis na nuvem (BigData) podem se comunicarem facilitando o trabalho e a vida no nosso dia a dia. Usando tecnologias hoje disponíveis e com telas de alta resolução, a casa do futuro mostra um pouco o que teremos a disposição nos próximos anos. Com uma televisão de 120 polegadas e resolução de 4k (3.840x2160 pixels) e várias telas de LCD que funcionavam como quadros ou porta-retratos espalhadas pela casa que se comunicavam entre si, podíamos a qualquer momento mudar o tema, integrar com o que estava sendo transmitindo na TV ou mesmo apresentar várias informações da conexão feita com outras residências, como por exemplo com a avó contanto história para as crianças interativamente. 
A cozinha é dotada de uma projeção enorme na parede com detecção de movimento e voz, através do sensor Kinect, podendo sugerir a confecção de um prato através de um simples reconhecimento de um item real da receita, colocando todos os outros itens em tela de vidro na bancada e por final você tendo a possibilidade da escolha de qual Chef irá lhe acompanhar virtualmente o preparo da receita com todos os detalhes. O escritório do futuro tem uma integração total com dispositivos moveis e com telas enormes para expor ideias e projetos, bem como a elaboração facilitada com acesso a especialistas e procura de peças existentes para serem usadas nos novos projetos. 
Visitamos também o centro global de segurança de Redmond da Microsoft que cuida de toda a segurança da empresa e por motivo de garantias e alternativas possuem vários destes centros espalhados pelo planeta. 
Links relacionados: 

Outra visita impressionante pelo tamanho e controle é a do datacenter da Microsoft, o Columbia, aonde hospeda a maioria dos serviços de e-mail, mensagens instantâneas e aplicações, é localizada estrategica-mente em Quincy, devido ao clima e região praticamente sem catástrofe climática.

Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário