quinta-feira, 25 de abril de 2013

Desenvolvendo Apps para Smartphones



Silvio Pereira
Consultor
Para quem tem curiosidade de saber, iniciar ou se aprofundar em algumas plataformas de desenvolvimento nos dois maiores sistemas operacionais de smartphones o iOS e o Android e construírem aplicativos (Apps), vale a pena conhecer o número extenso de treinamentos e ferramentas gratuitas de alta qualidade que se pode obter na internet. As maiores vantagens do desenvolvimento nestas plataformas é que normalmente o investimento inicial está no seu próprio tempo, no seu conhecimento básico de alguns ambientes e o número de clientes potenciais que se poderá obter caso decida desenvolver Apps para o mercado. Conhecer uma linguagem orientada a objeto e também C++ ou mesmo Basic pode ajudar muito no impulso inicial. Universidades no mundo inteiro disponibilizam cursos completos não presenciais, algumas incluindo vídeos, como é o caso da Stanford University no curso CS193p Developing Application for iOS, outras universidades como o MIT é possível baixar todo o material como slides e arquivos utilizados nos cursos. Além das universidades, existem sites e blogs de desenvolvedores com dicas que explicam como iniciar neste novo mundo e quais as ferramentas necessárias para serem instaladas no seu equipamento. Convém lembrar que para desenvolver na plataforma iOS é necessário ter um equipamento Mac de preferência nas ultimas versões do sistema operacional Mac OS X e no caso do Android é possível desenvolver tanto em PC com sistema operacional Windows ou Linux como em Mac OS X nos equipamentos Mac, porem em nenhum deles é necessário ter um smartphone com iOS ou Android, pois os programas são possíveis de serem testados nos emuladores que funcionam no próprio ambiente de desenvolvimento.

Para obter outras informações, tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário