sexta-feira, 18 de abril de 2014

Músicas pela internet

Gravar em formato digital, baixar e ouvir músicas por streaming pela internet não são novidades e já tivemos a 15 anos atrás até o caso da empresa Napster, pioneira neste tipo de entretenimento, que começou em 1999 e depois de vários processos de direito autoral no início de 2001 foi fechado em março e só voltou ao pleno funcionamento quando adquirida pela Roxio em novembro de 2002 e respeitando as leis de direito autoral.
A novidade está nas empresas que depois da disseminação dos smarthphones e tablets aproveitaram a ideia e lançaram produtos compatíveis com os portáteis que funcionam basicamente através de streaming pela internet com bases de dados de até 30 milhões de músicas disponíveis com um custo mensal bem acessível.
Duas das mais conhecidas empresas neste tipo de aplicativo a francesa Deezer, já presente no Brasil, e a sueca Spotify, breve também disponível, prometem que além da versão paga ilimitada e com alguns álbuns exclusivos trazem também a assinatura gratuita com propagadas e anúncios dos seus patrocinadores para ajudar nos direitos autorais.
O caso da Deezer que limitava o uso em horas mensais no uso do aplicativo para quem tinha a versão gratuita anunciou no último dia 10 de abril no seu site oficial, que está restrição já não mais existe, provavelmente devido a Spotify o seu principal concorrente já estar atualmente disponibilizando sem esta limitação para os seus usuários, incluindo alguns usuários convidados no Brasil.
Além destas duas conhecidas empresas neste tipo de serviço, as grandes como a Apple e o Youtube já anunciaram que deveram participar deste mercado, como as duas atuais Play Music da Google e o Xbox Music da Microsoft.
Não deixem de conhecer ou baixar no seu smartphone ou tablet o Deezer ou brevemente o Spotify, pois os produtos são muito fáceis de usar, o som é muito agradável e prático quando ligado através do Wi-Fi, para quem tem plano de dados ilimitado também pode aproveitar-se do 3G ou 4G para ouvir as músicas que desejar.
Links Relacionados:

Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.

Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário