quinta-feira, 22 de maio de 2014

O fim do Windows XP

A Microsoft, desde o dia 8 de abril de 2014, não está mais suportando e disponibilizando atualizações, incluindo as de segurança, para o seu sistema operacional Windows XP. Sistema operacional criado em 2001 e foi o grande sucesso da Microsoft vendendo mais de 400 milhões de copias nos primeiros cinco anos. Estima-se que a Microsoft tenha vendido aproximadamente um bilhão de licenças de Windows XP nestes últimos 13 anos e que a base instalada somando as copias ilegais chegou a 2 bilhões de sistemas.
Com esta decisão os usuários que utilizam esta versão, aproximadamente 28% da base instalada atual, ou seja 1 bilhão de usuários, deverão migrar para o Windows 8 ou 7 (ainda suportado) e a Microsoft divulga no seu site oficial o que se deve fazer para efetuar esta mudança com mais facilidade, inclusive a chamada do site é: “Pensando bem, chegou a hora de mudar ...”
Um grande problema enfrentado pela Microsoft são as instituições financeiras, pois muitos caixas eletrônicos de diversos bancos no mundo se utilizavam do Windows XP e terão que rapidamente se adaptarem as mudanças. Alguns órgãos do governo como o Reino Unido e a Holanda estão com contratos exclusivos com valores consideráveis para manter o suporte por mais um ano. Já o governo chinês ameaçou a Microsoft, através de um comunicado no último dia 16 de maio a não usar nenhum equipamento em seu governo com o Windows 8 devido a afirmação de não aceitar que uma empresa ignore os riscos da execução de um sistema operacional de sua propriedade sem o suporte técnico garantido.
Links relacionados:


Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo ou envie um e-mail.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário