sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dicas: Senhas seguras

Esta semana alguns usuários australianos tiveram uma surpresa desagradável quando tiveram os seus iPhones bloqueados remotamente e recebiam uma mensagem para pagarem U$100.00 para terem os seus equipamentos liberados. O motivo, conforme informações da Apple, não foi devido a invasão do site do iCloud, pois não foi detectado nenhum ataque que pudesse gerar o vazamento de informações de usuários ou senhas, o que foi informado é que provavelmente alguns usuários que tem o costume de utilizarem a mesma senha em vários sites tenham sido prejudicados por informações recolhidas nestes outros sites e usados para acessar o iCloud bloqueando assim os iPhones se utilizando do aplicativo “Find My iPhone” que permite o bloqueio,  reprodução de um som, envio de mensagem incluindo apagar todos os dados que estavam no aparelho. A recomendação da Apple foi que os usuários imediatamente alterassem as suas senhas, e liberassem os seus equipamentos através do iCloud.

Este problema pode estar acontecendo em qualquer site que mantenha a sua senha armazenada em formato “clear text”, ou seja, possível de ser lido quando atacado e por este motivo nunca devemos usar a mesma senha em sites diferentes.
Crie algum critério próprio para as suas senhas, altere, mude de posição ou inclua alguns caracteres para serem utilizados em sites diferentes dificultando assim um ataque tão simples com este. Senhas devem ser mantidas em local seguro, não devem ser passadas para outras pessoas, de preferência sejam utilizados caracteres maiúsculos, minúsculos, numéricos e caracteres especiais como % & * ! # e tenham um tamanho mínimo de 10 caracteres, quanto maior a sua senha e mais complexa possível a descoberta se torna mais difícil.
Se mesmo assim você tiver dificuldade em lembrar de todas as senhas, mantenha escrita em algum local seguro e de maneira que somente você entenda a ordem ou a maneira de interpretar o que está escrito e o que verdadeiramente quer dizer.
Aproveitem o mês de maio, que dia 7 foi o dia da senha segura, mude a suas senhas e vejam uma matéria interessante de como criar uma senha segura e fácil de lembrar no nosso blog.
Links relacionados:

Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo ou envie um e-mail.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário