sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

CES 2015 – Novidades tecnológicas

Está sendo realizada nesta semana de 06 a 09 de janeiro no Mandalay Bay em Las Vegas a maior feira de produtos eletrônicos voltados a indústria de tecnologia de consumo a CES (Consumer Electronics Show) 2015. Este evento é realizado anualmente em Las Vegas, não é aberto ao público, e os participantes devem comprovar antecipadamente algum vínculo com a indústria eletrônica de consumo para se inscreverem e participarem. Os expositores, todos voltados a produtos eletrônicos, exibem as suas mais novas tecnologias que estarão presentes no decorrer do ano de 2015 com novos lançamentos. 

Além de vários produtos eletrônicos vestíveis como relógios tecnológicos com diversas funções, controlando a saúde, atividades físicas entre outros controles biométricos, patins com controle de estabilidade, cadeado inteligente que funciona em conjunto com um tag NFC ou o seu próprio celular para travar e destravar malas e outros objetos, impressoras 3D residenciais, e outros equipamentos com integração com os smarthphones iOS ou Android, o que mais chamou a atenção neste evento foram os lançamentos das novas TVs 4K com sistemas operacionais embarcados como o Android TV no caso da Sony, Tizen OS para a Samsung e o FireFox OS com a Panasonic.
Além do relançamento do novo Walkman para 2015, a Sony vem com a TV 4K Ultrafina e com uma nova tecnologia Triluminos de ponto quântico, superior a atual LED por oferecer uma quantidade maior de cores de mais alta qualidade e com preço inferior a tecnologia OLED, utilizada em alguns celulares, porem de custo elevado para o uso nas TVs de grandes tamanhos, ao contrário desta nova tecnologia.
Os maiores fabricantes de automóveis como a Ford, BMW, Mercedes, VW, Chrysler, Hyundai, entre outros mostram as novas tecnologias embarcadas incluindo um futuro próximo de carro sem necessidade de motorista. Vejam também o vídeo da Ford sobre a visão dos automóveis e transporte coletivos para o nosso futuro e a melhora da tecnologia em beneficio ao ambiente que vivemos, principalmente nas grandes cidades.

Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário