sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A nova Microsoft

As mudanças de comportamento que o mercado estava esperando da Microsoft após a posse do novo presidente, Satya Nadella, que está no controle a quase um ano estão surgindo os efeitos neste início de 2015. As principais novidades para este ano são: A comercialização do Windows 10 para o segundo semestre, que tem por princípio uniformizar a interface do sistema operacional em todas as plataformas, tablets, smartphones, desktops e notebooks; O Office 2016, que é esperado também o lançamento juntamente com o Windows 10, pois utilizará todos os recursos do novo sistema e facilitará mais o seu uso para os desktops e notebooks com tecnologia touch; Outra novidade juntamente com o Windows 10 será o software Cortana, já disponível nos aparelhos moveis da Microsoft com SO operacional 8.1 e a nova versão Technical Preview,  é conhecido como um assistente digital pessoal, pois pode interagir com o usuário através da voz por perguntas e respostas adicionando lembretes para envio de e-mails em determinado momento ou local e aprendendo com o usuário quais os seus interesses do dia a dia além de outros recursos interativos. 
Apple Siri x Microsoft Cortana
O Cortana, de acordo com a Microsoft, é muito superior a simplesmente dizer, Siri, pois possui diversas funções inteligentes que interagem com o usuário de modo mais proativo. Juntamente com o Cortana e interagindo com ele virá também o novo navegador web através do projeto Spartan, nome ainda não oficial do novo navegador.
Entrando para a realidade virtual, a Microsoft também anunciou o seu projeto HoloLens, uns óculos que se diz holográfico, porem usa na verdade a tecnologia de realidade aumentada, pois o holograma não necessita dos óculos, mas este produto com certeza é muito interessante para alguns usos e vem para competir diretamente com o Google Glass, apesar da Google ter parado recentemente a comercialização do produto para rever a tecnologia utilizada e melhoria dos recursos oferecidos.
Microsoft HoloLens

Links relacionados:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário