O Facebook anunciou no último dia 14 de fevereiro os testes juntamente
com parceiros desenvolvedores e algumas empresas, o Facebook at Work. O produto
é destinado basicamente ao uso corporativo, tem uma interface semelhante ao
Facebook atual e foi feito para compartilhar informações e dados entre os
funcionários da própria empresa, sem permitir que sejam enviados a pessoas não
autorizadas fora da organização.
O Facebook percebeu que criar um produto corporativo
ajudaria as empresas a se comunicarem de forma mais fácil e segura, permitindo
um total controle das informações que são trocadas entre os usuários evitando
mesmo que por engano vazamento de dados. Este produto inclusive já é utilizado
internamente pelo próprio Facebook entre os seus funcionários.
Após a instalação do Facebook at Work pela empresa, os
funcionários poderão acessar e trocar informações do perfil já criado através
dos seus computadores, tablets e smartphones com sistemas iOS ou Android.
Apesar de ainda não estar definido se haverá cobrança para o
uso do produto pelas corporações, é provável que terá uma mensalidade por
usuário, evitando os patrocínios do produto e assim as propagandas e os
convites indesejados quando acessado a ferramenta, hoje comum na atual
interface do Facebook.
A ideia do Facebook at Work não é nova e já foi desenvolvido
anteriormente um produto semelhante em setembro de 2008 pelos seus fundadores
David Sacks e Adam Pisoni chamado Yammer, adquirida em 2012 pela Microsoft e
utilizada como a rede empresarial corporativa segura da Microsoft e que hoje
está inclusa em alguns pacotes do Office 365. O Yammer já foi assunto desta
coluna em 14 de março de 2014.
Links relacionados:
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- Facebook at Work - iTunes
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- Facebook at Work: a 'rede social fechada' para empresas
- Facebook at Work para Desktop
- Yammer - Grupo1Info site
Sílvio Pereira, engenheiro,
pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em
Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
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