sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Facebook at Work

O Facebook anunciou no último dia 14 de fevereiro os testes juntamente com parceiros desenvolvedores e algumas empresas, o Facebook at Work. O produto é destinado basicamente ao uso corporativo, tem uma interface semelhante ao Facebook atual e foi feito para compartilhar informações e dados entre os funcionários da própria empresa, sem permitir que sejam enviados a pessoas não autorizadas fora da organização.
O Facebook percebeu que criar um produto corporativo ajudaria as empresas a se comunicarem de forma mais fácil e segura, permitindo um total controle das informações que são trocadas entre os usuários evitando mesmo que por engano vazamento de dados. Este produto inclusive já é utilizado internamente pelo próprio Facebook entre os seus funcionários.
Após a instalação do Facebook at Work pela empresa, os funcionários poderão acessar e trocar informações do perfil já criado através dos seus computadores, tablets e smartphones com sistemas iOS ou Android.
Apesar de ainda não estar definido se haverá cobrança para o uso do produto pelas corporações, é provável que terá uma mensalidade por usuário, evitando os patrocínios do produto e assim as propagandas e os convites indesejados quando acessado a ferramenta, hoje comum na atual interface do Facebook.
A ideia do Facebook at Work não é nova e já foi desenvolvido anteriormente um produto semelhante em setembro de 2008 pelos seus fundadores David Sacks e Adam Pisoni chamado Yammer, adquirida em 2012 pela Microsoft e utilizada como a rede empresarial corporativa segura da Microsoft e que hoje está inclusa em alguns pacotes do Office 365. O Yammer já foi assunto desta coluna em 14 de março de 2014.
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Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

                

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