sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dia mundial da Internet segura

Além da segurança de acesso à internet dos adultos uma das grandes preocupações de todos nós são os acessos dos filhos a sites indesejáveis e assédios feitos através de redes sociais e mensagens instantâneas, bem como a divulgação de informações sigilosas, pessoais e fotos de caráter pornográfico, sexual, discriminativo e de bullying. O acesso à internet de forma segura minimiza este efeito e evita que situações desagradáveis possam ocorrer.      
Como a maior fragilidade de acesso à internet está no próprio usuário, existem várias instituições sem fins lucrativos que nos ajudam e dão dicas de como usar a internet de forma simples e segura.
Para ficarmos atualizados em relação a segurança no acesso e lembrarmos de utilizar estas dicas, mais de 100 países incluindo o Brasil, que participa deste movimento desde 2009, foi criado o dia 10 de fevereiro como o Dia mundial da internet segura. Este movimento tem a participação de mais de 40 instituições, incluindo as grandes empresas como o Google, Unicef, Policia Federal, nic.br, cgi.br, Twitter, Facebook entre outros.
Neste dia estes países promovem palestras, vídeos, jogos e atuações diretas em escolas esclarecendo e utilizando ideias simples como a própria mudança de comportamento em algumas situações de risco ajudando assim a evitar os efeitos ruins do mau uso da internet.
O movimento Dia da Internet Segura, divulga através do seu site vários vídeos incluindo o do dia 10 e fornece diversas dicas de segurança e comportamento para todos nós incluindo as crianças e adolescentes através de jogos, algumas perguntas e respostas em situações complicadas (quiz) e arquivos como: “A Internet que queremos” e “Jogue e aprenda: Estar online” em formato PDF.
Links relacionados:

Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário