quinta-feira, 21 de março de 2013

Falhas de segurança em smartphones

Silvio Pereira
Consultor
Segurança de dados nos smartphones é um fator muito importante, pois na maioria das vezes estes aparelhos guardam informações privilegiadas pessoais e corporativas sigilosas. Pensando nisto as corporações e os usuários mais preocupados com a segurança mantem o aparelho protegido através de senha e imaginam estar seguros. Realmente esta medida é importante, porém também devemos estar atentos as falhas de segurança dos sistemas e mantermos sempre atualizados os aparelhos com as últimas versões para evitarmos surpresas. A Apple esta semana identificou que o sistema iOS 6 no iPhone apresentava uma possibilidade de acesso ao aparelho sem a necessidade de digitar senha permitindo ao invasor acessar alguns dados do aparelho inclusive efetuar ligações telefônicas. A atualização para a versão iOS 6.1.3 foi feita para corrigir esta falha apesar de algumas fontes dizerem que ainda é possível burlar através de comando de voz e outros procedimentos. Estas falhas de segurança não é exclusividade do sistema iOS da Apple, pois os aparelhos com sistema Android sofrem ainda mais devido aos fabricantes que o utilizam não liberarem as atualizações necessárias para as correções deixando aproximadamente 50% destes aparelhos com vulnerabilidades de segurança de acordo com as pesquisas. Alguns procedimentos podem ser feitos para evitarmos que os nossos dados sejam acessados por pessoas não autorizadas: Deixe o aparelho sempre perto de você de preferência no bolso ou em bolsas fechadas, mantenha o aparelho bloqueado por senha, instale um aplicativo que permita que você apague todos os seus dados remotamente no caso de roubo, furto ou sumiço do aparelho, sempre atualize o smartphone com a última versão do sistema liberado pelo seu fabricante, com isso você terá mais possibilidade de evitar que dados sigilosos venham ser acessadas por pessoas inescrupulosas. 

Links e pesquisas relacionadas:


Para obter informações adicionais, tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

sexta-feira, 15 de março de 2013

Usando o Windows 8


Silvio Pereira
Consultor
Como usuário do Windows 7 desde o seu lançamento e tendo o perfil e a necessidade de sempre estar atualizado com a última versão do sistema operacional para efeitos de testes e homologações das aplicações empresariais, estou bastante surpreso com o novo Windows 8.
Para efeito de testes, utilizei um Notebook HP EliteBook 8460p que estava com o Windows 7 Enterprise e na mudança para o novo sistema Windows 8 Enterprise, houve uma sensível melhora no desempenho sem haver necessidade nenhuma na mudança do hardware incluindo a instalação dos drivers do equipamento que funcionou perfeitamente. Sei que as novas instalações sempre melhoram a performance do equipamento, mas notei também que a nova interface facilitou muito o acesso e a execução dos aplicativos. Apesar da lista de aplicativos do Windows 8 ser extensa e estar disponível para rodar na nova interface, todas as aplicações do Windows 7 rodaram sem nenhum problema. O único comentário que tenho desta nova interface é que os aplicativos só podem ser executados quando o controle de contas do usuário estiver ativo, por motivo de segurança, mas pode trazer problemas para aplicativos antigos que não funcionam com esta opção habilitada e quando precisam ser executados necessitam reiniciar o sistema. Ao contrário da minha visão inicial de que o Windows 8 só seria bem utilizando quando tivéssemos uma interface por toque (Touch) esta nova interface me trouxe muita agilidade e facilidade para achar os aplicativos. Assim como o Windows 7 a versão 8 trouxe uma série de comandos utilizando a combinação de teclas o que facilita muito o uso diário. Para quem tem que testar as novas versões ou está adquirindo um novo equipamento a minha opinião é manter o Windows 8 e usufruir desta nova interface, tenho certeza que por pouco tempo você não terá mais nenhuma saudades da interface do Windows 7 ou de versões anteriores.
Atalhos e matérias relacionadas:

Para obter informações adicionais, tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

quinta-feira, 7 de março de 2013

Migração Windows Live Messenger para o Skype

Silvio Pereira
Consultor
A Microsoft já anunciou que no primeiro trimestre de 2013, o Windows Live Messenger, antigo MSN, irá ser substituído definitivamente pelo Skype. A Microsoft já havia adquirido o Skype em maio de 2011 mas convivia com os dois aplicativos, porem fazendo todos os esforços de melhoria e novas versões na nova aquisição, inclusive a integração com o Messenger.
O importante desta medida é que os usuários devem se preocupar com esta migração pois todos que possuem somente uma conta no Windows Live Messenger ou Hotmail ou Outlook.com deverão conectar-se ao Skype através de uma delas e associar a sua conta de Skype existente ou criar uma nova conta caso nunca o tenha utilizado, pois a partir do segundo semestre as mensagens instantâneas só serão feitas através do Skype. Já está disponível no site e na nova versão do aplicativo, o procedimento que deve ser feito para a migração e assim disponibilizando automaticamente todos os seus contatos dos dois aplicativos no novo Skype. É importante lembrar que o recurso de visualização e integração dos contatos só está disponível quando possuir a instalação de uma das últimas versões do Skype (6.x) no computador utilizado. A minha recomendação é que os usuários façam a migração o mais breve possível para evitar algum transtorno já que o prazo final anunciado pela Microsoft do termino do funcionamento do Messenger é o dia 30 de abril de 2013.
Links relacionados a esta matéria:
Para obter informações adicionais, tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br.



sexta-feira, 1 de março de 2013

Firefox OS – Nova solução para smartphones?


Firefox OS um sistema operacional para smartphones desenvolvido pela Mozilla com apoio de empresas como Telefônica (VIVO), Telecom Itália, Sprint, QTel, Sony, LG, ZTE, Alcatel, Qualcomm entre outras está agitando o mercado de sistemas operacionais para aparelho móveis e tem a intenção de conquistar uma parte do mercado dos líderes Android (Google), iOS (Apple) e o recém lançado Windows 8 Mobile. Desenvolvido totalmente em HTML 5 facilitando assim o desenvolvimento de aplicativos por ser compatível com as aplicações Web apps de plataformas abertas. A proposta inicial das operadoras de telefonia e dos concorrentes da Samsung e da Apple é disponibilizar aparelhos e planos com opções econômicas e aumentar o uso do novo sistema.

Silvio Pereira
Consultor
Os primeiros aparelhos com o sistema Firefox OS deverão estar disponíveis brevemente no Brasil, Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polônia, Servia, Espanha e Venezuela de acordo com o anuncio feito no Mobile World Congress no último de 24 de fevereiro.  A Alcatel e a ZTE já mostravam os seus aparelhos com o sistema operacional no congresso e a Sony já desenvolve um novo aparelho para receber esta solução. Alguns analistas duvidam que a utilização do Firefox OS nos novos smartphones venha a ter algum impacto na liderança dos atuais sistemas, mas é claro que as futuras aplicações e os investimentos dos colaboradores pode mudar esta visão. Teremos que aguardar um pouco para ver o que irá acontecer, mas acho que uma nova concorrência sempre favorece aos fabricantes e usuários dos novos equipamentos.
Links relacionados a esta matéria:
Para tirar mais dúvidas sobre este assunto ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br