quinta-feira, 21 de março de 2013

Falhas de segurança em smartphones

Silvio Pereira
Consultor
Segurança de dados nos smartphones é um fator muito importante, pois na maioria das vezes estes aparelhos guardam informações privilegiadas pessoais e corporativas sigilosas. Pensando nisto as corporações e os usuários mais preocupados com a segurança mantem o aparelho protegido através de senha e imaginam estar seguros. Realmente esta medida é importante, porém também devemos estar atentos as falhas de segurança dos sistemas e mantermos sempre atualizados os aparelhos com as últimas versões para evitarmos surpresas. A Apple esta semana identificou que o sistema iOS 6 no iPhone apresentava uma possibilidade de acesso ao aparelho sem a necessidade de digitar senha permitindo ao invasor acessar alguns dados do aparelho inclusive efetuar ligações telefônicas. A atualização para a versão iOS 6.1.3 foi feita para corrigir esta falha apesar de algumas fontes dizerem que ainda é possível burlar através de comando de voz e outros procedimentos. Estas falhas de segurança não é exclusividade do sistema iOS da Apple, pois os aparelhos com sistema Android sofrem ainda mais devido aos fabricantes que o utilizam não liberarem as atualizações necessárias para as correções deixando aproximadamente 50% destes aparelhos com vulnerabilidades de segurança de acordo com as pesquisas. Alguns procedimentos podem ser feitos para evitarmos que os nossos dados sejam acessados por pessoas não autorizadas: Deixe o aparelho sempre perto de você de preferência no bolso ou em bolsas fechadas, mantenha o aparelho bloqueado por senha, instale um aplicativo que permita que você apague todos os seus dados remotamente no caso de roubo, furto ou sumiço do aparelho, sempre atualize o smartphone com a última versão do sistema liberado pelo seu fabricante, com isso você terá mais possibilidade de evitar que dados sigilosos venham ser acessadas por pessoas inescrupulosas. 

Links e pesquisas relacionadas:


Para obter informações adicionais, tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário