sexta-feira, 15 de março de 2013

Usando o Windows 8


Silvio Pereira
Consultor
Como usuário do Windows 7 desde o seu lançamento e tendo o perfil e a necessidade de sempre estar atualizado com a última versão do sistema operacional para efeitos de testes e homologações das aplicações empresariais, estou bastante surpreso com o novo Windows 8.
Para efeito de testes, utilizei um Notebook HP EliteBook 8460p que estava com o Windows 7 Enterprise e na mudança para o novo sistema Windows 8 Enterprise, houve uma sensível melhora no desempenho sem haver necessidade nenhuma na mudança do hardware incluindo a instalação dos drivers do equipamento que funcionou perfeitamente. Sei que as novas instalações sempre melhoram a performance do equipamento, mas notei também que a nova interface facilitou muito o acesso e a execução dos aplicativos. Apesar da lista de aplicativos do Windows 8 ser extensa e estar disponível para rodar na nova interface, todas as aplicações do Windows 7 rodaram sem nenhum problema. O único comentário que tenho desta nova interface é que os aplicativos só podem ser executados quando o controle de contas do usuário estiver ativo, por motivo de segurança, mas pode trazer problemas para aplicativos antigos que não funcionam com esta opção habilitada e quando precisam ser executados necessitam reiniciar o sistema. Ao contrário da minha visão inicial de que o Windows 8 só seria bem utilizando quando tivéssemos uma interface por toque (Touch) esta nova interface me trouxe muita agilidade e facilidade para achar os aplicativos. Assim como o Windows 7 a versão 8 trouxe uma série de comandos utilizando a combinação de teclas o que facilita muito o uso diário. Para quem tem que testar as novas versões ou está adquirindo um novo equipamento a minha opinião é manter o Windows 8 e usufruir desta nova interface, tenho certeza que por pouco tempo você não terá mais nenhuma saudades da interface do Windows 7 ou de versões anteriores.
Atalhos e matérias relacionadas:

Para obter informações adicionais, tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário