sexta-feira, 1 de março de 2013

Firefox OS – Nova solução para smartphones?


Firefox OS um sistema operacional para smartphones desenvolvido pela Mozilla com apoio de empresas como Telefônica (VIVO), Telecom Itália, Sprint, QTel, Sony, LG, ZTE, Alcatel, Qualcomm entre outras está agitando o mercado de sistemas operacionais para aparelho móveis e tem a intenção de conquistar uma parte do mercado dos líderes Android (Google), iOS (Apple) e o recém lançado Windows 8 Mobile. Desenvolvido totalmente em HTML 5 facilitando assim o desenvolvimento de aplicativos por ser compatível com as aplicações Web apps de plataformas abertas. A proposta inicial das operadoras de telefonia e dos concorrentes da Samsung e da Apple é disponibilizar aparelhos e planos com opções econômicas e aumentar o uso do novo sistema.

Silvio Pereira
Consultor
Os primeiros aparelhos com o sistema Firefox OS deverão estar disponíveis brevemente no Brasil, Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polônia, Servia, Espanha e Venezuela de acordo com o anuncio feito no Mobile World Congress no último de 24 de fevereiro.  A Alcatel e a ZTE já mostravam os seus aparelhos com o sistema operacional no congresso e a Sony já desenvolve um novo aparelho para receber esta solução. Alguns analistas duvidam que a utilização do Firefox OS nos novos smartphones venha a ter algum impacto na liderança dos atuais sistemas, mas é claro que as futuras aplicações e os investimentos dos colaboradores pode mudar esta visão. Teremos que aguardar um pouco para ver o que irá acontecer, mas acho que uma nova concorrência sempre favorece aos fabricantes e usuários dos novos equipamentos.
Links relacionados a esta matéria:
Para tirar mais dúvidas sobre este assunto ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário