sexta-feira, 17 de maio de 2013

Contatos no Smartphone - Backup

Silvio Pereira
Consultor

A preocupação do backup de dados nos computadores é antiga e muito explorada por dispositivos de hardware e software que facilitam a vida do usuário, como discos externos e pen drivers. Recentemente com a computação em nuvem muitos tem se utilizado dos recursos de aplicativos como o Dropbox e SkyDrive entre outros para manterem os seus arquivos mais importantes como forma de acesso fácil e também de backup caso haja uma falha em seu equipamento. Porém é muito comum que os usuários de smartphones não se preocupam com a sua lista de contatos e quando necessitam trocar de aparelho, por motivo de perda, falha ou troca que surge a seguinte pergunta: Como recuperar os meus contatos no meu novo smartphone? Mesmo os usuários de iPhone que possuem o software iTunes que faz backup automático de todos os dados quando sincronizado, não ficam imune a este problema, pois muitas vezes nunca instalaram o aplicativo ou fizeram alguma sincronia com ele, apesar de a Apple já disponibilizar o backup de dados on-line pela nuvem através do iCloud sem a necessidade do iTunes muitos também não se utilizam deste recurso. Existem algumas boas maneiras para evitar que esta pergunta fique sem resposta seguindo alguns procedimentos importantes no seu uso diário.

Quando adquirir qualquer smartphone, baixe e instale o software do produto em um equipamento PC ou Mac e faça a conexão do smartphone com este no mínimo semanalmente, pois além de possibilitar a execução de um backup dos dados, atualização do smartphone (firmware), possibilita o uso de recursos de sincronização dos contatos e outras informações com outros softwares como por exemplo o Outlook ou GMail, ou na pior das hipóteses a extração dos dados para um arquivo padrão de conversão (CSV).
Com estes procedimentos o usuário terá a garantia de manter os seus dados guardados e que poderão ser recuperados quando houver esta necessidade. A vantagem também de manter um sincronismo com outros softwares como o Outlook ou Gmail é quando o usuário muda de fabricante do smartphone facilitando assim a recuperação dos dados com a nova marca, pois estes normalmente mantem recursos de sincronização com estes aplicativos.
Links dos softwares dos principais fabricantes:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. 
E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário