quinta-feira, 9 de maio de 2013

Windows 8 – Qual versão escolher?

Silvio Pereira
Consultor
Alguns amigos e leitores vem me perguntando sobre qual é a melhor versão do Windows 8 que devem adquirir no caso da compra de um novo equipamento e quando é possível e recomendado fazer o upgrade do Windows 7.
O Windows 8 possui 4 versões: Windows RT, Windows 8, Windows 8 Pro e o Windows 8 Enterprise. O Windows RT foi desenvolvido exclusivamente para o uso em tablets de baixo ou médio custo e não pode ser utilizado em computadores pessoais (PCs), sendo somente possível adquiri-lo já instalado com algum equipamento homologado pela Microsoft ou diretamente através do tablet da Microsoft o Surface RT, possui nativamente uma versão customizada do Office 2013 e roda somente os aplicativos que podem ser baixados da loja de software da Microsoft. Já as outras 3 versões foram desenvolvidas para o uso em computadores PCs, equipamentos híbridos ou tablets de alto rendimento.
Por Felipe Pessoa em 25 outubro, 2012
Para quem vai utilizar o equipamento em uso doméstico e não pretende utiliza-lo em rede com outros computadores o Windows 8 é a melhor opção. No caso de pequenas empresas e escritórios que não possuem contrato de volume com a Microsoft, e irão utilizar os equipamentos em rede e necessitam de maior segurança no armazenamento dos dados, o Windows 8 Pro é a melhor opção pois pode ser adquirido já instalado em equipamentos novos na forma de OEM, na compra caixa full, quando não possuir sistema operacional original ou upgrade caso o seu equipamento já utilize o Windows 7. 
Já o Windows 8 Enterprise é recomendado para media e grandes empresas pois somente é comercializado através de contrato de volume, ao contrário do Windows 7 Ultimate que possuía as mesmas características do Enterprise e poderia ser adquirida individualmente, porem algumas funções que eram exclusivas do Ultimate foram incorporadas ao Windows 8 Pro como a criptografia de dados e máquina virtual (Hyper-V) entre outras funções. 
Caso tenha um bom equipamento, com no máximo 2 anos de uso, e queira fazer um upgrade de versão do Windows 7 para o 8, a Microsoft disponibiliza um software que testa o seu equipamento e as aplicações para ver a compatibilidade sendo que as possibilidades são: possuindo a versão Windows 7 Starter, Home Basic ou Home Premium é possível fazer upgrade para a versão Windows 8 ou 8 Pro, no caso das versões 7 Pro ou Ultimate só pode ser feito para a versão Windows 8 Pro.
Links relacionados:
Características
Windows 8
Windows 8 Pro
Windows RT
Upgrades do Windows 7 Starter, Home Basic, Home Premium
x
x
Upgrades do Windows 7 Professional, Ultimate
x
Start screen, Semantic Zoom, Live Tiles
x
x
x
Loja Windows
x
x
x
Apps (Mail, Calendar, People, Messaging, Photos, SkyDrive, Reader, Music, Video)
x
x
x
Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, OneNote)
x
Internet Explorer 10
x
x
x
Device encryption
x
Connected standby
x
x
x
Microsoft account
x
x
x
Desktop
x
x
x
Instalação em x86/64 e desktop software
x
x
Updated Windows Explorer
x
x
x
Windows Defender
x
x
x
SmartScreen
x
x
x
Windows Update
x
x
x
Enhanced Task Manager
x
x
x
Mudança de linguagem rápida (Language Packs)
x
x
x
Suporte melhorado a multiplos monitores
x
x
x
Espaço para armazenamento
x
x
Windows Media Player
x
x
Exchange ActiveSync
x
x
x
File history
x
x
x
ISO / VHD mount
x
x
x
Mobile broadband features
x
x
x
Picture password
x
x
x
Play To
x
x
x
Remote Desktop (client)
x
x
x
Reset and refresh your PC
x
x
x
Snap
x
x
x
Touch and Thumb keyboard
x
x
x
Trusted boot
x
x
x
VPN client
x
x
x
BitLocker and BitLocker To Go
x
Boot from VHD
x
Client Hyper-V
x
Domain Join
x
Encrypting File System
x
Group Policy
x
Remote Desktop (host)
x


Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário