Salvio Spinola Ex-arbitro FIFA |
Já foi o tempo de acabar com a chamada guerra que envolve os jogos da Copa Libertadores. O Brasil pode ser exemplo aos demais países. Aqui, com o rigor do Estatuto do Torcedor, deixamos de ver invasões em campo e objetos sendo arremessados nos jogadores e árbitros. Por que não fazer o mesmo nos demais países, e acabar com as imagens horríveis de policiais dando proteção a jogadores para exercerem sua função dentro do campo de jogo?
Fair Play no final do jogo
Os jogos na Europa estão mostrando o que é fair play, o que é saber perder o jogo, o que é respeitar o adversário e a torcida. Ao término de cada jogo estamos vendo jogadores se cumprimentado e respeitando a todos. No Brasil sempre que termina um jogo classificatório estamos vendo confusão, reclamação, brigas, tumulto. Quando teremos comportamento igual aos europeus?
Pergunta de leitores:
O leitor Vagner Santana, da Penha, pergunta:
Na disputa por pênaltis é válido um gol quando a bola bate na trave e depois nas costas do goleiro antes de entrar? Sim é válido, porque ainda estava sob o efeito do chute. Na Copa do Mundo de 1986 aconteceu esta jogada com o goleiro brasileiro Carlos, naquela época a regra não esclarecia muito, agora está claro, o gol é válido.
O leitor Wilson Ribeiro, de Pinheiros, pergunta:
Durante a disputa por pênaltis pode fazer substituição? Não. A regra permite somente a substituição do goleiro desde que ele esteja lesionado e a equipe não fez as 3 substituições permitidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário