Silvio Pereira Consultor |
As duvidas mais comuns está em saber o que esta mudança impacta no dia a dia, quais as vantagens e desvantagens de utilizar esta nova versão?
A principal vantagem é o aumento de capacidade de endereçamento de memoria que o sistema operacional obtém juntamente com o processador melhorando também o seu desempenho. Devido às aplicações atuais necessitarem de mais memória para processamento e o usuário ter múltiplos softwares rodando ao mesmo tempo, a necessidade de mais memoria esta sendo requerida. O sistema de 32 bits esta limitado a 4GB de endereçamento total, liberando somente 3GB para o endereçamento da memoria RAM, já o de 64 bits dependendo da versão do sistema operacional pode endereçar até 2TB. Para as versões de 64 bits do Windows 7 Ultimate, Enterprise e Professional esta limitado a 192GB de RAM, sendo que para os sistemas operacionais de Servidor o limite está em até 2TB.
As desvantagens estão nas aplicações mais antigas que requerem algum driver de 32 bits que são incompatíveis com 64 bits. Felizmente isto não ocorre com frequência, pois o sistema permite, em modo de compatibilidade, que a maioria das aplicações sejam instaladas e funcionem em 32 bits. Porém, algumas empresas que possuem software legado que utilizam aplicações desenvolvidas em ferramentas antigas de desenvolvimento exclusivas para 32 bits terão em algum momento de mudar para essa nova plataforma e é muito importante que testem os seus aplicativos antes de comprarem equipamentos com sistemas operacionais 64 bits.
Na pratica, para o usuário domestico, essa mudança só poderá trazer transtorno em alguns aplicativos de jogos que sejam incompatíveis com 64 bits, pois as outras aplicações como Office, todos os browsers e as mais comuns possuem versão 64 bits ou são compatíveis.
Portanto na compra de equipamentos novos com memoria superior a 3GB de preferencia a adquirir o sistema de 64 bits para aproveitar o ganho de capacidade e desempenho que o seu processador atual possui, a não ser que você infelizmente precise rodar alguma aplicação incompatível com essa nova tecnologia.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário