Salvio Spinola Arbitro da FIFA |
“BANDEIRINHAS”
Assim são popularmente conhecidos pelos apaixonados do futebol. Tecnicamente são chamados de Árbitros Assistentes com funções definidas na regra 6. Antigamente, muito antigamente, iniciava a carreira como Árbitro Assistente para depois ser Árbitro, como se fosse um crescimento profissional. Desde 1993 passou a ser uma atividade específica, o profissional tem que querer e gostar de ser Árbitro Assistente. Exige-se habilidades próprias, como: movimentação lateral, excelente concentração, firmeza nas sinalizações, posicionamento preciso, visão periférica, agilidade no deslocamento, e, claro, amplo conhecimento da regra do impedimento. Com o futebol veloz nos dias de hoje, este profissional é de extrema importância. Em uma partida há mais lances de impedimento do que de pênalti. No passado cabia ao Árbitro Assistente marcar somente o arremesso lateral e o impedimento, hoje as atribuições foram ampliadas, devendo marcar faltas e até pênaltis.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa b. Se o goleiro se adiantar antes da cobrança, o pênalti deve ser repetido mesmo que a bola é chutada para fora.
Pergunta para próxima semana:
Se um jogador ficar “escondido” atrás do goleiro, esperando este colocar a bola no chão para jogar, corre e pega a bola. A posição deste jogador pode ser considerada:
a) Normal
b) Impedida
c) Impedida, mas pode jogar.
O leitor Manoel de Andrade, do Campo Limpo, pergunta:
Com a inclusão de árbitros adicionais atrás do gol, este profissional será Árbitro ou Árbitro Assistente? Ainda é apenas uma experiência, por enquanto a FIFA definiu que será Árbitro.
Alternativa C, pode jogar porque a bola veio de um adve´rsário
ResponderExcluir