sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Arbitragem | Bola em jogo

Salvio Spinola
 Arbitro FIFA
BOLA EM JOGO E
BOLA FORA DE JOGO
Muito se falou nesta semana sobre este tema. Quando o árbitro pode considerar que o jogador cometeu uma falta? É requisito para que ocorra uma falta que a bola esteja em jogo, com a bola fora de jogo o árbitro somente pode tomar medidas disciplinares, mostrando cartão amarelo ou vermelho. Em uma cobrança de escanteio se o zagueiro agarrar o atacante antes da bola ser chutada, o árbitro não pode marcar pênalti, somente pode mostrar cartão porque a bola não estava em jogo. Quando a bola está em jogo, independentemente do local, o árbitro pode marcar falta ou pênalti no local onde ocorreu a infração. Um goleiro que faz uma defesa e está com a bola na mão, se cometer uma infração, o árbitro marcará pênalti, porque a infração foi cometida dentro da área e com a bola em jogo. Se o goleiro agredir um adversário após espalmar a bola para escanteio, o árbitro não poderá marcar pênalti, somente a medida disciplinar que é a expulsão.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa a) O árbitro pode encerrar o jogo em uma cobrança de escanteio após o término do tempo regulamentar mais os acréscimos.
Pergunta para próxima semana:
Um jogador substituto está se aquecendo atrás do gol, entra em campo, dentro de sua área de pênalti e chuta um adversário com a bola em jogo. O que deve fazer o árbitro?
Responda a enquete ao lado:

O leitor Fábio de Jesus, do Ibirapuera, pergunta:
O jogador de linha tenta fazer uma defesa em baixo da trave de sua trave, a bola bate na sua mão e entra no gol, o árbitro deve marcar pênalti?
Não, deve manter o gol e mostrar cartão amarelo ao jogador, caso ele conseguisse fazer a defesa, impedindo o gol, seria pênalti e expulsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário