sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Politica | O Exemplo Chile

Aurelio Miguel
Vereador
O EXEMPLO DOS CHILENOS
Já de início quero estabelecer o compromisso de não comentar eventuais conotações de cunho político do episódio que abalou o Chile nos últimos dois meses. Quero me ater ao exemplo de união, de fraternidade, de coragem, determinação e competência que o Chile e os chilenos nos deram nesse período. Que espetáculo de fé, de civismo e, sobretudo de educação, foi-nos dado por esse valente povo andino!
Na última quarta-feira a mina de San Jose deu a luz a 33 novas vidas. Cada um dos chilenos pode e deve ser considerado parteiro desses recém renascidos, tal foi o espetáculo de união que nos apresentaram. Essa garra e fé foram exibidas por aqueles que estavam 700 metros abaixo do solo e por os que tentavam trazê-los de volta, ou seja, uma nação inteira. Esse comportamento contagiou o mundo.
Foi difícil afastar os olhos das transmissões ao vivo do resgate e cuidar da vida real. E o que se viu nas coberturas do evento não parecia ser real. O mais talentoso dos roteiristas de cinema teria dificuldades em criar algo tão emocionante sem correr o risco de parecer fantasioso. No Chile, no Acampamento Esperança, a realidade foi fantasiosa. Mas real! Não faltaram temperos para dar tom humano a desastre do Deserto de Atacama. Alguns provocaram risos, outros lágrimas e a maioria deles nos deixou com nó na garganta.
Mas o mais forte foi a forte presença do sentimento de disciplina exibida tanto entre os que estavam soterrados como entre os membros das equipes de salvamento. Disciplina que gera organização, minimiza falhas, delega poderes, divide responsabilidades e, finalmente, gera resultados. No caso da mina de San Jose, restituiu a vida a 32 chilenos e a um boliviano.
Quero deixar também registrada a democrática cobertura jornalística de responsabilidade da televisão chilena. Podem dizer que pasteurizou o trabalho jornalístico. Prefiro entender que se respeitou a segurança de quem estava lá pára trabalhar, a individualidade dos protagonistas, e a função dos jornalistas. Não faltaram informações, não faltaram imagens, não faltou assunto. Sobrou respeito. Parabéns aos chilenos e ao Chile! 

Vereador Aurélio Miguel
Líder do PR na Câmara Municipal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário