sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Arbitragem | Voltar atrás

Sálvio Spinola
Arbitro FIFA
O ÁRBITRO PODE VOLTAR
ATRÁS DE UMA DECISÃO?

Esta é a grande pergunta da semana. Sim, o árbitro pode mudar sua decisão, como por exemplo, marcar um pênalti e depois cancelar, marcando impedimento. A regulamentação está na regra 5, que permite ao árbitro mudar sua decisão, desde que o jogo não tenha sido reiniciado e com uma informação exclusiva de um membro da equipe de arbitragem, árbitros assistentes ou quarto árbitro.
ÁRBITROS ADICIONAIS ATRÁS DO GOL
No Paulistão de 2011, teremos como novidade a inclusão de mais dois árbitros adicionais no campo de jogo. É uma medida muito positiva que coloca mais quatro olhos em campo para ver as jogadas e legitimar os resultados. Deve-se ressaltar que a opinião final sempre será do árbitro principal. É uma experiência que está sendo feita pela FIFA para analisar as vantagens de implantar mais árbitro no futebol.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa c) O braço não é considerado parte do corpo para posição de impedimento porque o futebol não se joga com a mão.
Pergunta para próxima semana:
Se um árbitro assistente assinala que um zagueiro tocou a bola com a mão de forma intencional em sua própria área de pênalti e o árbitro central interpreta que não foi intencional, qual opinião deve prevalecer?
a) Perguntar ao quarto árbitro.
b) Sempre a opinião do árbitro central.
c) Prevalece a opinião do árbitro assistente porque ele está mais próximo da jogada.
O leitor Elizeu Soares, de Santo Amaro, pergunta:
O árbitro adicional que fica atrás do gol pode marcar pênalti? Não, este árbitro adicional tem a função de informar ao árbitro central para que este decida se marca ou não o pênalti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário