sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Proteção de dados HD externos e Pen Drive

Silvio Pereira
Consultor
O armazenamento de alto volume de dados como: fotos, músicas, filmes e outros arquivos estão sendo muito utilizados nos HDs externos e pen drivers de alta capacidade devido ao baixo custo de aquisição. Esta facilidade trouxe uma grande mobilidade e a possibilidade do usuário armazenar basicamente a sua vida dentro destes equipamentos. Uma preocupação que se deve ter é que esta portabilidade facilita, no caso da perda, roubo ou uso não autorizado destes equipamentos, que as informações pessoais ou sigilosas sejam facilmente acessadas e divulgadas sem o seu consentimento. Existem produtos que implementam algum tipo de segurança, através de senhas, recursos biométricos (impressão digital) para que quando o equipamento seja conectado é obrigatório se autenticar para ter acesso aos dados, porém em alguns casos o preço inviabiliza a segurança.
A minha recomendação, para os pen drivers e Hds externos simples, é a utilização do Software TrueCrypt. Além de ser um software free-open-source (gratuito) possui versões para o Windows 7/Vista/XP, Mac OS X e Linux, possuindo recursos avançados de criptografia de dados, proteção de arquivos através de senhas complexas, chaves de segurança, que podem ser armazenadas em diferentes locais e mídias, e a combinação destes recursos como forma de proteger o acesso aos dados de forma não autorizada. Uma grande vantagem do TrueCrypt é a não necessidade de precisar instalar nada na maquina que usará os dados, simplesmente você terá um aplicativo pequeno no próprio pen drive ou HD externo que liberará o acesso aos seus dados de forma segura e não possibilitara que ninguém acesse-os sem a sua autorização. Vale a pena conhecer o produto e utiliza-lo, se quiser maiores detalhes do TrueCrypt acesse o site: http://www.truecrypt.org/
Se precisarem de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

2 comentários:

  1. Grande (e esclarecedor) ponto Silvio.
    Valeu a dica.
    abcs
    Andre

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Silvio!

    Irei fazer o teste deste software, ja vi que ele e facil de se aplicar e o melhor de tudo tem suporte para varias linguagem, parabens pelo post e irei acresentar seu blog em meu favoritos para divulgar. Um sincero abraço.

    att,

    Gilson

    ResponderExcluir