Falar com o computador ou com qualquer maquina de forma natural e ter como resultado a ação esperada é um desafio antigo para todos que desenvolvem e vivem com tecnologia. Diversas tentativas foram feitas, mas nunca foi convertido em um produto de utilização em grande escala, por impedimentos de línguas, sotaques, tom de voz, poder de processamento e outros fatores que dificultaram a implantação. A Apple esta com este novo desafio com o software Siri com reconhecimento de voz convertido em ações com o seu novo iPhone 4S, o resultado é surpreendente para um aparelho tão pequeno e que promete revolucionar a forma de interagirmos com as maquinas.
Movimentar-se na frente de videogames como forma de interação já está presente desde 2006 com o Wii da Nintendo e mais recentemente em 2010 com o Kinect do Xbox 360 da Microsoft. Esta maneira de se conectar mudou sensivelmente a forma de como os videogames eram vistos e passaram a ser utilizados até como um meio de fazer exercícios para o corpo e não somente com a habilidade das mãos. A tecnologia de detecção de movimento está sendo utilizada em diversas maquinas e num futuro bem próximo estarão substituído algumas formas de controle remoto e de touch.
A Apple já tem um projeto para 2012 de uma TV que responderá a comando por movimentos, além do voz (Siri) e a Intel já implementa alguns projetos com os seus novos processadores multicores (i3, i5 e i7).
O tocar (touch), com o advento dos celulares, smartphones, iPhone, iTouch, iPad, tablets e outros que se utilizaram desta tecnologia, foi a interface mais utilizada nos últimos anos e promete permanecer por um longo tempo devido ao amadurecimento do produto, as facilidade de uso e implementação, custo em queda e melhoras futuras no toque além simplesmente do vidro rígido.
O desafio destas três tecnologias de interação homem-maquina é saberem quais serão as melhores, para quais aplicações e equipamentos serão utilizadas e se sobreviverão. Assistam os vídeos acima destas tecnologias em ação hoje e o que elas farão para nos no futuro próximo.
Se precisarem de esclarecimento ou tiverem alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, façam o comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário