sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A São Paulo do esporte

Silvia Vinhas
BandSports
São Paulo comemorou aniversário com todas as homenagens mais que merecidas. Neste ano, um fato me chamou a atenção. O esporte deu o tom da alegria e cada vez mais se incorpora ao dia a dia do paulistano. Os cartões postais se transformam com o grande publico. Famílias inteiras prestigiam o movimento que vem da bicicleta, grande estrela das ruas, das mãos na areia, sim, temos vôlei de praia em pleno Ibirapuera, dos pés dos meninos, craques de bola no tradicional Pacaembu. O sol e o calor, um presente precioso em tempos de fortes chuvas, deram o “ar da graça” motivando o embalo da meninada. São Paulo emociona logo de manhã, com os parques movimentados, as ruas lotadas em pleno feriado, praças invadidas. Quase quarenta mil pessoas foram assistir no Pacaembu a oitava vitória do Corinthians na Copa São Paulo, dessa vez contra o Fluminense. A cada gol, fogos de artifícios anunciavam a todos os bairros o resultado. E por que será que eu sabia, mesmo sem ver a partida, quando os gols eram do Corinthians?
São Paulo vibrante não se deixa abater com  lâmpadas que desaparecem de ponte… pelo contrário. Milhares de corredores desfilaram suas bicicletas colorindo o brilho roubado na Marginal. Os esportes náuticos são na Represa  Guarapiranga…Tanta sujeira…mas e daí? Quem sabe a corrida contra o tempo  nos traga de volta o Tietê?
Desde a última virada esportiva que o clima na cidade é outro. A população comemora, aplaude e aprende. A Prefeitura tem ajudado aperfeiçoando estruturas e melhorando o que precisa de ajustes. O complexo esportivo do Ibirapuera entregue no final do ano passado dá gosto de ver. Muita coisa vai mudar até 2014. Uma cultura que está sendo lapidada aos poucos, que passa de pai pra filho. A nova geração de São Paulo terá recursos para crescer e surgir. Afinal de contas, somos a bola da vez no futebol e nos esportes olímpicos. É isso aí, São Paulo, parabéns.
Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário