Anúncio eletrônico de empreendimento imobiliário na Rua Paes Leme |
Grandes empresas do ramo imobiliário, companhias de seguro e até igrejas evangélicas têm conseguido um novo meio de driblar a Lei Cidade Limpa, em vigor desde 2007 para inibir a poluição visual gerada pela publicidade. Ao invés dos antigos cartazes e banners, aparelhos de televisão LED têm sido utilizados para a divulgação de produtos e serviços.
A vantagem do equipamento LED é que além de ter as mesmas medidas dos materiais publicitários convencionais, como os cartazes, nele podem ser divulgadas várias propagandas animadas. Apesar de não ser proibido pela legislação municipal, o recurso eletrônico já tem gerado notificações da Prefeitura de São Paulo.
Para lidar com essa nova estratégia publicitária, a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Prefeitura, já analisa a possibilidade de se oficializar a restrição desse tipo de mídia. A liberação também não está descartada, mas para isso será necessário discutir quais as limitações ao se optar pela divulgação por meio dos aparelhos LEDs.
Apesar de restringir a publicidade em espaços públicos, a Lei Cidade Limpa tem se tornado mais flexível nos últimos anos. Hoje um dos instrumentos legais mais utilizados pelas grandes empresas é o Termo de Cooperação, que permite a divulgação de marcas em placas instaladas nas praças e canteiros centrais de avenidas, em troca da manutenção destes locais.
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