sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Metrô de SP pode ter sotaque carioca

Linha 20 passará por centros comerciais como a Av. Faria Lima, despertando interesse de empresas
A Linha 20 - Rosa do Metrô, que ligará os bairros de Lapa e Moema, poderá ser operada por uma empresa carioca, a Invepar. O novo ramal passará por importantes centros financeiros de São Paulo, como a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Nestas áreas de grande potencial de consumo serão instaladas galerias subterrâneas de lojas, uma das vantagens para quem assumir a administração da linha.
Responsável por dois ramais na capital fluminense, a Invepar, composta pela construtora OAS e por um fundo de pensão do Banco do Brasil e Petrobrás, encaminhou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) ao Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo). Pelas regras estaduais das Parcerias Público-Privada (PPP), a proposta terá de ser divulgada por meio de edital, para que as ofertas de grupos concorrentes sejam formalizadas.
A avaliação das empresas interessadas em administrar a Linha 20 - Rosa deverá ser concluída pelo governo em 2013, para que o projeto seja executado a partir de 2014. Tanto a administração quanto as obras do ramal ficarão a cargo da iniciativa privada. O primeiro modelo de PPP no metrô de São Paulo foi aplicado na Linha 4 - Amarela, porém, com parte da construção sob responsabilidade do Estado.
A Linha 20 - Rosa ligará os bairros de Lapa e Moema, passando por Pinheiros e Brooklin, com a previsão de entrega para 2025. O governo estadual deverá utilizar na realização do projeto R$ 2 bilhões da Prefeitura de São Paulo, obtidos por meio da venda de títulos imobiliários da Operação Urbana Faria Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário