quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Windows Update é preciso?

Silvio Pereira
Consultor
Para responder esta pergunta é interessante entendermos porque o Windows Update foi criado e como devemos usa-lo de forma adequada. Todo software, incluindo o Windows, mesmo após passar por um ambiente de testes são necessários efetuar correções. Estas atualizações (updates) servem para corrigir falhas que só podem ser detectadas após o uso intensivo de muitos usuários em ambientes diversos. Os updates também adicionam recursos, melhoram o produto e principalmente corrigi falhas de vulnerabilidades do sistema. Este último item é o fator mais importante para as pessoas e empresas que se preocupam com segurança e ataque de hacker. Toda vulnerabilidade ou falha de segurança é a porta de entrada testada por qualquer hacker para efetuar um ataque. Existem diversos sites que documentam as vulnerabilidades e oferecem ferramentas que mostram como invadir determinado sistema quando esta falha é detectada. As vulnerabilidades não estão presentes somente nos sistemas operacionais, mas também nos aplicativos como: Adobe PDF Reader, Quick Time, Adobe Flash, Microsoft Office e os browsers mais conhecidos como: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari da Apple e o Google Chrome. É muito importante não utilizar software desconhecido ou hackeado, pois quase sempre inclui um modulo mal intencionado juntamente com o aplicativo. Para ambientes de maior complexidade existe a função dentro do TI que gerencia o impacto de atualizações na empresa e somente executa após testes evitando problemas nas aplicações utilizadas.
Na duvida, atualizar todos os produtos para a ultima versão é a melhor prática e a minha recomendação.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário