sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Regra 11 - Impedimento

Salvio Spinola
Arbitro da FIFA
A regra do impedimento é a de menor texto, a mais polêmica e a que mais interfere nos resultados das partidas. O texto é simples: Um jogador estará em posição de impedimento quando se encontrar mais próximo da meta adversária do que a bola e o penúltimo jogador adversário. O jogador não está em posição de impedimento quando se encontrar em sua própria metade do campo e estiver na mesma linha do penúltimo adversário ou nos dois últimos. Não há impedimento se o jogador receber a bola diretamente de um arremesso lateral, um tiro de meta ou um escanteio. O impedimento somente será marcado se a bola for jogada ou tocada por um companheiro e o jogador em posição interferir no jogo, interferir em um adversário ou ganhar vantagem pela posição de impedimento. Pronto simples e curto. Mas apenas no texto. É de dificílima interpretação e prática. Tem que olhar a bola sendo lançada e o jogador que recebe. O árbitro-assistente tem que ser especialista, ter uma ótima visão periférica e principalmente, saber se posicionar.
Resposta da pergunta da semana passada:
Resposta correta letra e. Pela regra, pode-se adotar como critério para definir uma equipe como vencedora a utilização de prorrogação, disputa por pênaltis e gols marcados fora de casa.
Pergunta para próxima semana:
Se o atacante estiver com o pé atrás do penúltimo zagueiro adversário, mas o braço à frente, o que deve considerar o árbitro?
a)      Impedido.
b)      Posição legal.
c)      Depende da interpretação do árbitro.
O leitor Fábio Izidoro, do Tatuapé, pergunta:
O que é mesma linha? Na regra do impedimento houve uma alteração recente, onde passou a considerar uma posição correta quando o atacante está posicionado na mesma linha do defensor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário