sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Polêmica - Demolir o Morumbi e fazer novo estádio para o São Paulo

Grandes empresas do mercado imobiliário, apoiadas pelos poderes municipais e estaduais planejam uma proposta que, caso venha a ser oficializada, irá abalar os dirigentes do São Paulo Futebol Clube: derrubar o Morumbi. O assunto surgiu após o jornal Folha de S. Paulo publicar que construtoras estariam interessadas em erguer empreendimentos na área onde está o estádio, oferecendo como contrapartida uma nova arena praticamente anexada à futura Estação Vila Sônia do Metrô. O novo local abrigaria cerca de 45 mil pessoas para jogos e 65 mil em shows.
A ideia teria tanto o apoio do prefeito Gilberto Kassab quanto do vice-governador Guilherme Afif Domingos, também para amenizar a negativa política da FIFA para a Copa 2014 no Morumbi e para modernizar e aparelhar com equipamentos de última geração o São Paulo, que vai ter muita concorrência do novo Palestra Itália e do Itaquerão. Por enquanto, não há nenhuma proposta formal, apenas intenções. Porém, mesmo ainda sendo remota, a possibilidade de demolição do estádio já causa desconforto aos dirigentes do clube. “Isso não vai acontecer, é uma ideia extraterrestre”, afirmou à imprensa o polêmico presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.
Hoje, a intenção das construtoras só viria a se tornar realidade caso o projeto fosse aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube, que em sua maioria, neste momento é contra a proposta. O vereador Marco Aurélio Cunha rechaça a ideia: “Isso pode acontecer daqui a vinte anos, não agora”. Em tempo: a linha 17 Ouro do Metrô, em sistema de monotrilho, terá a sua estação principal na Praça Roberto Gomes Pedrosa, imediatamente defronte ao Morumbi.
O estádio do São Paulo começou a ser construído após a compra de uma área de 145 mil m2, em 1951, no bairro do Jardim Leonor. Em dezembro daquele mesmo ano, a incorporadora Aricanduva, que pertencia em 80% ao na época prefeito Adhemar de Barros e ao empresário João Saad, doou outro terreno que veio a ser anexado ao clube para viabilidade do projeto. A arena foi inaugurada parcialmente em 1960, sendo que atualmente passa por um processo de modernização, incluindo a cobertura das arquibancadas a partir de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário