sexta-feira, 6 de abril de 2012

Gandulas

Salvio Spinola
Ex-arbitro FIFA
Lamentavelmente, ainda é um problema no futebol. Federações e confederações devem acabar com este problema imediatamente. No Campeonato Paulista, a Federação utiliza mulheres nas partidas finais, geralmente estudantes de Educação Física que são neutras e não interferem em nada do jogo, apenas cumprindo com o papel de repor a bola. Este sim é a única função dos gandulas, repor a bola do jogo. O que vimos no jogo entre Internacional e Santos, pela Copa Libertadores, não é permitido. Não compete ao gandula arrumar a bola para o jogador cobrar uma falta ou escanteio, sua competência é exclusivamente de repor a bola. Alguns podem dizer que aquela ação é de repor a bola, mas todos estão vendo que é uma ação tática previamente combinada. A arbitragem deve coibir este procedimento, fundamento em dois princípios da regra de jogo. Primeiro, o princípio da igualdade entre as equipes, nesta “jogada ensaiada” do Internacional há um tratamento diferente dos gandulas em relação às equipes, para o Internacional arrumam a bola e para o adversário seguram a bola. Segundo, a regra não permite o engodo, a burla. A ação do Internacional objetiva enganar o adversário ao bater rapidamente o escanteio e pegando-o desprevenido.
Ouvidor do apito
Querendo mostrar mais transparência na arbitragem nacional, o presidente da CBF José Maria Marin criou dois novos cargos na estrutura organizacional da entidade. O ex-árbitro e ex-comentarista de arbitragem da  Globo, José Roberto Wrigth, vai exercer a função de ouvidor da CBF, será responsável por receber todos as reclamações sobre arbitragem. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, João Batista Byron, será o corregedor, responsável por investigar os documentos e ações dos árbitros.
Pergunta de leitores:
O leitor José Fortunato, da Freguesia do Ó, pergunta:
No jogo Barcelona e Milan, o árbitro não marcou um pênalti quando a bola estava parada no escanteio? Pelas imagens não é possível visualizar. Pela regra não pode marcar porque a bola está fora de jogo. O jogador do Milan está segurando o jogador do Barcelona antes da cobrança do escanteio e continua segurando após a cobrança, neste momento o árbitro pode marcar o pênalti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário