sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sua majestade o Santos

Silvia Vinhas
BandSports
Numa semana em que o mundo está alerta com o cessar-fogo da Síria, na esperança da queda de mais um ditador, de olho na Coréia do Norte e no assustador Irã, o Brasil passa por um momento de transformação e vigilância impondo maior rigor nas leis e fiscalização na tentativa de organizar um país cada vez mais emergente. Nega habeas corpus a bicheiro, ajusta com braço de ferro a Lei Seca, mas também decide que cabe exclusivamente às mulheres, manter até as últimas consequências a gestação de um bebê anencéfalo (sem cérebro). A presidente Dilma Roussef abre fronteiras se conectando aos EUA, nação que a cada dia, se rende à alavanca propulsora da economia americana, o turista brasileiro. Ela tem feito também, uma limpeza no ministério, numa luta ainda lenta no combate à corrupção.
Entre tantos acontecimentos, a manchete espetacular do craque Neymar levando a Câmara dos Deputados em Brasília ao delírio, chega a ser um alívio. Neymar bateu bola com Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara, em evento pelo Centenário do Santos. Os 600 presentes no plenário, inclusive o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, tietaram o craque e outras estrelas santistas. Uma imagem que correu o mundo e que nos enche de esperança. O menino de ouro do Santos, franzino, simpático, sempre com “aquele” sorriso largo no rosto, desbancou a hierarquia, quebrou protocolos e provou que, quando o assunto é futebol, somos todos iguais.
A comemoração dos cem anos teve discurso do Rei Pelé na Vila, que decretou: Neymar é melhor que Messi, só tem menos experiência. Teve também lançamento de livro, com muitas histórias pra contar… afinal, o time santista é iluminado.
Tive o privilégio de ver Pelé jogar. Eu e meu pai, na Vila. Dizem que só guardamos na memória o que, de alguma forma, nos emociona. Então, como tirar essa imagem da mente?
Com Neymar, a estrela brilha novamente. Uma nova legião de fãs se forma, uma nova história começa com uma certeza…
Quem assistir Neymar jogar, guardará esse momento para o resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário