sexta-feira, 20 de abril de 2012

Universidade Virtual

Silvio Pereira
Consultor
Nesta ultima quarta-feira o Governador Geraldo Alckmin assinou um projeto de lei para a criação da Fundação UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que ainda segue para a aprovação da Assembleia Legislativa, mas tem tudo para ser aprovado. Com uma previsão de funcionamento em 2013, será a quarta universidade estatual, porem a única virtual, e deverá formar parcerias com as outras três universidades publicas a USP, UNESP e UNICAMP e também com Centro Paula Souza. Com vagas previstas para 24 mil alunos nas áreas de licenciatura, bacharelado, Segurança da Informação, Tecnologias, Engenharias e especialização em Formação de Educadores para algumas áreas especificas.
Educação a distancia já é uma realidade a vários anos e para varias áreas de atuação e treinamento, mas esta atitude do governo abre as portas para uma provável padronização e valorização a esta forma de ensinar.
Com o uso intenso da tecnologia, devido à tendência do aumento expressivo na velocidade da banda larga dos últimos anos, disponibilidade de recursos de alto poder de processamento e baixo investimento, o ensino virtual poderá fornecer mais recursos e disponibilizar mais informações do que os cursos presenciais e em um curto período de tempo substituir alguns específicos.
Acredito que o Brasil ainda tem que evoluir muito no ensino a distancia e criar uma cultura nas formas que as pessoas e famílias visualizam este tipo de aprendizado. O americano tem um formato, que não é aprovado como forma de ensino no Brasil, chamado Homeschooling que é um ensino familiar aonde às informações virtuais já esta ajudando a melhorar ainda mais as famílias que optarão pelo ensino em casa.
Vejam os links abaixo sobre esta iniciativa da criação da Fundação UNIVESP e sobre o homeschooling.
Links:
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma dúvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, acesse o nosso blog em: http://grupo1info.blogspot.com.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário