sexta-feira, 1 de julho de 2011

Campanha de proteção ao pedestre pode falhar

Largo da Batata terá campanha de respeito ao pedestre
Iniciada há pouco mais de um mês, a campanha da Prefeitura de São Paulo para proteção do pedestre já tem alguns resultados positivos, como a redução de até 69% dos atropelamentos em cruzamentos da região central da cidade onde há o monitoramento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Porém, apesar da conquista, a iniciativa ainda precisa ser reavaliada quanto à maneira que é realizada, pois, caso o contrário, os efeitos serão temporários.
Um dos aspectos que necessitam ser repensados pela Prefeitura é o da função dos orientadores de travessias, agentes da CET – não os ‘marronzinhos’ – que controlam a passagem de pedestres e veículos com o uso de uma placa. Segundo especialistas em tráfego, os funcionários fazem apenas o papel de semáforo onde não há controle eletrônico, levando a crer que quando saírem do local onde atuam, o desrespeito entre os atores do trânsito, pedestres e motoristas, voltará à normalidade.
No centro da Capital, seja de carro ou a pé, é possível notar a presença de mímicos nos cruzamentos, alertando os pedestres que cometem atos de imprudência, como atravessar fora da faixa, por exemplo. Essa iniciativa pode ser contestada, pois os motoristas, o lado mais forte no conflito viário, deveriam ser o foco principal da intervenção artística. No entanto, as críticas quanto à maneira de aplicação da campanha não significam que o paulistano não possa ser educado no trânsito.
Em Brasília, no final da década de 1990, jornais com o apoio da população iniciaram um movimento de proteção ao pedestre, em virtude dos inúmeros atropelamentos que ocorriam nas ruas e avenidas da capital federal. O governo respondeu com instalação de radares para fiscalizar invasões de faixas, passou a emitir multas aos motoristas infratores e reestudou a alocação das travessias onde não há semáforos, a fim de que pedestres sejam protegidos e o fluxo de tráfego não seja prejudicado. Deu certo.
Multas a partir de agosto
A CET anunciou que até o início de agosto os motoristas que desrespeitarem pedestres passarão a ser multados. Antes, a campanha de conscientização será estendida para outras áreas comerciais de alguns bairros da Capital, como Lapa, Itaim Bibi e Pinheiros, nesta última, no Largo da Batata. No corredor de ônibus da Avenida Rebouças também será realizada a ação educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário