Silvio Pereira Consultor GlobalNet |
A quarta reportagem sobre os conceitos importantes do microcomputador, o tema será a placa de vídeo, a sua evolução, modelos, diferenças e quando devem ser utilizadas.
Existem basicamente dois tipos de placa de vídeo, on-board e off-board. De acordo com o próprio nome, as placas on-board são aquelas integradas a motherboard e as off-board são conectadas a motherboard através dos conectores de expansão (slots).
Nos primeiros microcomputadores as placas eram todas off-board e possuíam pouca memoria de vídeo devido a necessidade do uso intensivo de texto, permitindo somente o uso gráfico em resoluções baixas (VGA). Com o advento da interface gráfica (Windows) e o uso intensivo de imagens, como no caso dos jogos de computadores, programas gráficos e vídeos, foi necessário uma melhora no desempenho das placas de vídeo.
As placas on-board surgiram com a intenção de substituir as placas off-board para a maioria das aplicações, porem no inicio não possuíam a performance desejada pois se utilizava da memoria e concorria com o processador para a geração das imagens. As placas off-board foram por um bom tempo utilizadas para as necessidades intensas gráficas e faziam “duplas” com jogos específicos que utilizavam os recursos avançados.
Nos dia de hoje, a maioria das placas de vídeo on-board possuem boa qualidade de imagem, memoria e processador dedicado à geração de imagens e obtêm-se um bom resultado para as aplicações e alguns jogos incluindo alguns 3Ds. Porem sempre que necessitar de alguma aplicação especifica de uso intensivo gráfico, consulte as especificações do software e utilize as placas recomendadas pelo fabricante ou consulte um especialista em informática.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça um comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário